Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleba, Maria Elisabeth
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hoefle, Natália, Oliveira, Giselle Mascarello de, Rodrigues, Otília Cristina Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319
Resumo: Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.
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