Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior. |
id |
UFRGS-15_7a88c052990271dddda65ee2e1c8ae63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/78319 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúdeEducação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 4 (2017)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 4 (2017)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319/44935https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319/44936Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessKleba, Maria ElisabethHoefle, NatáliaOliveira, Giselle Mascarello deRodrigues, Otília Cristina Coelho2018-06-06T14:22:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/78319Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2018-06-06T14:22:28Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
title |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
spellingShingle |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde Kleba, Maria Elisabeth Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior. |
title_short |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
title_full |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
title_fullStr |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
title_full_unstemmed |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
title_sort |
Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde |
author |
Kleba, Maria Elisabeth |
author_facet |
Kleba, Maria Elisabeth Hoefle, Natália Oliveira, Giselle Mascarello de Rodrigues, Otília Cristina Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Hoefle, Natália Oliveira, Giselle Mascarello de Rodrigues, Otília Cristina Coelho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleba, Maria Elisabeth Hoefle, Natália Oliveira, Giselle Mascarello de Rodrigues, Otília Cristina Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior. |
topic |
Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior. |
description |
Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319/44935 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78319/44936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 38 No. 4 (2017) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 38 n. 4 (2017) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766338131984384 |