Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Oliveira, Saionara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gue Martini, Jussara, Caravaca-Morera, Jaime Alonso, Lenise do Prado, Marta, Pedroso Canever, Bruna, Bortolato-Major, Carina, da Silva Knihs, Neide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580
Resumo: Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo.
id UFRGS-15_98e6f8e768ed41983cac20e07cb09902
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/137580
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagemObjetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; v. 45 (2024): PRÉVIA1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90767https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90768Nunes de Oliveira, SaionaraGue Martini, JussaraCaravaca-Morera, Jaime AlonsoLenise do Prado, MartaPedroso Canever, BrunaBortolato-Major, Carinada Silva Knihs, Neideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T13:36:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/137580Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2024-02-20T13:36:05Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
spellingShingle Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
Nunes de Oliveira, Saionara
title_short Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_full Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_fullStr Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_full_unstemmed Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_sort Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
author Nunes de Oliveira, Saionara
author_facet Nunes de Oliveira, Saionara
Gue Martini, Jussara
Caravaca-Morera, Jaime Alonso
Lenise do Prado, Marta
Pedroso Canever, Bruna
Bortolato-Major, Carina
da Silva Knihs, Neide
author_role author
author2 Gue Martini, Jussara
Caravaca-Morera, Jaime Alonso
Lenise do Prado, Marta
Pedroso Canever, Bruna
Bortolato-Major, Carina
da Silva Knihs, Neide
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes de Oliveira, Saionara
Gue Martini, Jussara
Caravaca-Morera, Jaime Alonso
Lenise do Prado, Marta
Pedroso Canever, Bruna
Bortolato-Major, Carina
da Silva Knihs, Neide
description Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90767
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIA
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIA
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 45 (2024): PRÉVIA
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766327613718528