Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580 |
Resumo: | Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo. |
id |
UFRGS-15_98e6f8e768ed41983cac20e07cb09902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/137580 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagemObjetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIARevista Gaúcha de Enfermagem; v. 45 (2024): PRÉVIA1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90767https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90768Nunes de Oliveira, SaionaraGue Martini, JussaraCaravaca-Morera, Jaime AlonsoLenise do Prado, MartaPedroso Canever, BrunaBortolato-Major, Carinada Silva Knihs, Neideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T13:36:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/137580Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2024-02-20T13:36:05Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
title |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
spellingShingle |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem Nunes de Oliveira, Saionara |
title_short |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
title_full |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
title_fullStr |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
title_full_unstemmed |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
title_sort |
Debriefing, espaço dialógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem |
author |
Nunes de Oliveira, Saionara |
author_facet |
Nunes de Oliveira, Saionara Gue Martini, Jussara Caravaca-Morera, Jaime Alonso Lenise do Prado, Marta Pedroso Canever, Bruna Bortolato-Major, Carina da Silva Knihs, Neide |
author_role |
author |
author2 |
Gue Martini, Jussara Caravaca-Morera, Jaime Alonso Lenise do Prado, Marta Pedroso Canever, Bruna Bortolato-Major, Carina da Silva Knihs, Neide |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes de Oliveira, Saionara Gue Martini, Jussara Caravaca-Morera, Jaime Alonso Lenise do Prado, Marta Pedroso Canever, Bruna Bortolato-Major, Carina da Silva Knihs, Neide |
description |
Objetivo: Compreender os elementos pedagógicos necessários para que o debriefing favoreça o desenvolvimento do pensamento reflexivo.Método: Estudo de caso único desenvolvido no Centro de Simulaciónen Salud da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica em outubro de 2018. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Utilizaram-se a estratégia de proposições teóricas e a técnica de construção de explanação para a análise dos dados.Resultados: Os dados originaram duas categorias: 1) pedagogia da organização, a qual abordou elementos pensados pelo docente para facilitar o diálogo; 2) pedagogia da facilitação, a qual trouxe elementos do próprio diálogo que enriquecem a discussão, mobilizam o grupo, provocam a reflexão e o engajamento. Considerações finais: Torna-se imprescindível incluir como elementos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento do pensamento reflexivo os seguintes: planejamento prévio, ambiente adequado, sistematização, formação pedagógica em facilitação de debriefing, abertura ao diálogo, respeito pedagógico, valorização do positivo, paciência e motivação.Descritores: Exercício de simulação. Ensino. Enfermagem. Pensamento. Feedback formativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90767 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137580/90768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIA Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 45 (2024): PRÉVIA Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 45 (2024): PRÉVIA 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766327613718528 |