Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Saionara Nunes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216335
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
id UFSC_8eda3c6827b3565917c695580c9dd601
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216335
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Saionara Nunes deMartini, Jussara GueCaravaca Morera, Jaime Alonso2020-10-21T21:28:28Z2020-10-21T21:28:28Z2020370290https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216335Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Introdução: Simulação Clínica é um método de ensino que vem ganhando adeptos no mundo todo. O ensino em enfermagem se beneficia deste método que agrega aproximação realística e segurança permitindo o aprimoramento das práticas para um cuidado mais eficaz. O debriefing é um momento de grande importância para o aprendizado em simulação em que a prática e a teoria são confrontadas num exercício metacognitivo. Sabe-se que existem diversas formas de conduzir um debriefing, mas ainda fica pouco claro o que o torna um elemento pedagógico no desenvolvimento do pensamento reflexivo. Objetivo: compreender como o debriefing se constitui como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem. Método: Estudo de caso único desenvolvido junto ao Centro de Simulación en Salud (CESISA) da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e análise documental. Participaram do estudo: coordenadores, professores, estudantes e técnicos do CESISA totalizando 17 entrevistas. Foram observadas as atividades desenvolvidas no CESISA durante o mês de outubro de 2018, os dados foram registrados em diário de campo, áudio e imagens. Documentos do curso e do Centro de Simulação constituíram a fonte para análise documental e foram disponibilizados previamente, no mês de agosto de 2018 por correio eletrônico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética sob o parecer número 2.675.941 e pela Comissão de Pesquisa da Escuela de Enfermería da Universidad de Costa Rica. Utilizou-se Paulo Freire como referencial teórico. Resultados: Os dados apontam que o debriefing se constitui como um elemento pedagógico no desenvolvimento do pensamento reflexivo quando todos os envolvidos compreendem o papel deste método de ensino, buscam seguir a suposição básica de que todos são inteligentes e estão dispostos a aprender, garante-se um ambiente psicologicamente seguro, onde todas as etapas da simulação são planejadas com objetivos claros e possíveis de aprendizado e, principalmente, quando o professor assume uma postura de facilitador utilizando estratégias pedagogicamente planejadas para organização e facilitação deste processo. É possível afirmar que a aplicação dos pressupostos freireanos do círculo de cultura são elementos fundamentais do debriefing Considerações finais: O debriefing é um elemento pedagógico que necessita de outros fatores associados para cumprir seu papel no desenvolvimento do pensamento reflexivo. O professor tem importância fundamental em todos os pontos identificados como determinantes do sucesso do debriefing.Abstract: Introduction: Clinical Simulation is a teaching method that has been gaining adherents worldwide. Nursing education benefits from this method that adds realistic approach and security, allowing the improvement of practices for more effective care. Debriefing is a moment of great importance for simulation learning in which practice and theory are confronted in a metacognitive exercise. It is known that there are several ways to conduct debriefing, but it remains unclear what makes it a pedagogical element in the development of reflective thinking. Objective: to understand how debriefing is a pedagogical element for the development of reflective thinking in nursing. Method: Single case study developed at the Simulación en Salud Center (CESISA) of the Escuela de Enfermería of the Universidad de Costa Rica. The data were collected through interviews, observation and document analysis. CESISA coordinators, teachers, students and technicians participated in the study, totaling 17 interviews. The activities developed at CESISA were observed during the month of October 2018, the data were recorded in a field diary, audio and images. Course documents and the Simulation Center were the source for document analysis and were previously made available in August 2018 by email. The research was approved by the Ethics Committee under opinion number 2,675,941 and by the Research Committee of the Escuela de Enfermería of the Universidad de Costa Rica. Paulo Freire was used as a theoretical framework. Results: The data show that debriefing is a pedagogical element in the development of reflective thinking when everyone involved understands the role of this teaching method, seeks to follow the basic assumption that everyone is intelligent and is willing to learn, it is guaranteed a psychologically safe environment, where all stages of the simulation are planned with clear and possible learning objectives and, especially, when the teacher assumes a facilitating post using pedagogically planned strategies for organizing and facilitating this process. It is possible to state that the application of the Freirean assumptions of the culture circle are fundamental elements of debriefing. Final considerations: Debriefing is a pedagogical element that needs other associated factors to fulfill its role in the development of reflective thinking. The teacher is of fundamental importance in all points identified as determining the success of debriefing.147 p.| il., gráfs.porEnfermagemEducação em enfermagemDebriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1169-T.pdfPNFR1169-T.pdfapplication/pdf241https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216335/-1/PNFR1169-T.pdf7f760b777e81daa55807137f26e06ce7MD5-1123456789/2163352020-10-21 18:28:28.874oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216335Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
spellingShingle Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
Oliveira, Saionara Nunes de
Enfermagem
Educação em enfermagem
title_short Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_full Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_fullStr Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_full_unstemmed Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
title_sort Debriefing como elemento pedagógico para o desenvolvimento do pensamento reflexivo na enfermagem
author Oliveira, Saionara Nunes de
author_facet Oliveira, Saionara Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Saionara Nunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caravaca Morera, Jaime Alonso
contributor_str_mv Martini, Jussara Gue
Caravaca Morera, Jaime Alonso
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:28:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:28:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216335
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370290
identifier_str_mv 370290
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216335/-1/PNFR1169-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f760b777e81daa55807137f26e06ce7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805017321275392