Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bucco, Marcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74666
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jorge Vinícius Cestari Felix
id UFPR_904ab105d47425f08ce3ab46f0ecc79c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74666
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bucco, MarciaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemFelix, Jorge Vinícius Cestari2022-08-05T18:53:14Z2022-08-05T18:53:14Z2021https://hdl.handle.net/1884/74666Orientador: Prof. Dr. Jorge Vinícius Cestari FelixDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa : Curitiba, 02/12/2021Inclui referências: p. 82-95Resumo: O ato de ensinar por meio da Simulação Clínica utiliza técnicas educativas e/ou equipamentos tecnológicos e é uma estratégia pedagógica voltada à aprendizagem experiencial. O debriefing é uma das etapas mais importantes desse método de ensino, pois proporciona a revisão, a reflexão e o raciocínio, contribuindo, assim, para a redução dos fatores estressores. Na impossibilidade de contatos presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, a simulação e o debriefing virtual são alternativas de aprendizagem, pois para a sua realização utilizam-se plataformas de videoconferência baseadas na web. O presente estudo, que possui métodos mistos, objetivou avaliar o debriefing virtual realizado com 60 estudantes de enfermagem, em sua maioria jovens e do sexo feminino, matriculados do quinto ao nono período, de três universidades do sul do Brasil entre 2020 e 2021. De início, desenvolveu-se um website para proporcionar a divulgação da pesquisa e viabilizar a coleta de dados. Posteriormente, os estudantes acessaram o website, assistiram a um cenário gravado de simulação clínica sobre rebaixamento do nível de consciência por hipoglicemia e, com o auxílio de plataformas da web, realizou-se o debriefing virtual. Finalmente, os estudantes responderam a dois instrumentos disponíveis no website, quais sejam: a "Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação" (EADaS) e a "Escala de Experiência com o Debriefing" (EED). Os dados coletados foram inseridos em planilhas do Microsoft Excel® e, em seguida, submetidos à análise estatística descritiva. Por sua vez, para a análise qualitativa utilizou-se o software Iramuteq®. Na EADaS, a concordância apresentada nos resultados de todos os fatores da escala foi de 97,67% nos itens avaliados como concordo ou concordo completamente. Na EED, os melhores escores de concordância foram verificados nos valores psicossocial e cognitivo, com maior discordância no valor afetivo. Tais resultados possibilitam entender que os estudantes compreendem a experiência como positiva. Por esse motivo, a simulação e o debriefing virtual mostram-se como alternativas eficientes para a manutenção da qualidade do ensino remoto, ao qual a comunidade acadêmica foi inserida no contexto pandêmico.Abstract: The act of teaching through Clinical Simulation uses educational techniques and/or technological equipment and is a pedagogical strategy aimed at experiential learning. Debriefing is one of the most important stages of this teaching method, as it provides review, reflection, and reasoning, thus contributing to the reduction of stressors. Given the impossibility of face-to-face contacts due to the Covid-19 pandemic, simulation and virtual debriefing are learning alternatives, as web-based videoconferencing platforms are used to carry them out. The present study, which uses mixed methods, aimed to evaluate the virtual debriefing carried out with 60 nursing students, mostly young and female, between 2020 and 2021, enrolled from the fifth to the ninth period in three universities from Southern Brazil. Initially, a website was developed to publicize the research and facilitate data collection. Afterwards, the students accessed the website, watched a recorded clinical simulation scenario on the lowering of the level of consciousness due to hypoglycemia and, by means of web platforms, the virtual debriefing was carried out. Finally, the students answered two instruments available on the website, namely: the "Debriefing Assessment Scale associated with Simulation" (EADaS) and the "Experience with Debriefing Scale" (EED). The collected data were entered into Microsoft Excel® spreadsheets and then submitted to descriptive statistical analysis. In turn, for the qualitative analysis, the Iramuteq software was used. In the EADaS, the agreement presented in the results of all the factors of the scale was 97.67% in the items evaluated as agree or completely agree. In the EED, the best scores of agreements were verified in the psychosocial and cognitive values, with greater disagreement in the affective value. Therefore, such results make it possible to apprehend those students understand the experience under analysis as positive, which, consequently, contributes to their learning process. For this reason, virtual debriefing is an efficient alternative for maintaining the quality of distance education, to which the academic community was inserted in the pandemic context.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação em enfermagemAprendizagemEnfermagemAvaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIA BUCCO.pdfapplication/pdf4485712https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74666/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20BUCCO.pdf5a3d250dedb638abdb095900497bee39MD51open access1884/746662022-08-05 15:53:14.388open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T18:53:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
title Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
spellingShingle Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
Bucco, Marcia
Educação em enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
title_short Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
title_full Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
title_fullStr Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
title_sort Avaliação do debriefing virtual com estudantes de enfermagem
author Bucco, Marcia
author_facet Bucco, Marcia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucco, Marcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felix, Jorge Vinícius Cestari
contributor_str_mv Felix, Jorge Vinícius Cestari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
description Orientador: Prof. Dr. Jorge Vinícius Cestari Felix
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T18:53:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T18:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74666
url https://hdl.handle.net/1884/74666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74666/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20BUCCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a3d250dedb638abdb095900497bee39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898726786203648