Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110863 |
Resumo: | RESUMOObjetivo: Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino eaprendizagem, na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recortetemporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativoRayyan. Adotou-se a análise qualitativa.Resultados: Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em: “Elementos quecompõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios dautilização da técnica de debriefing videoassistida”.Conclusões: Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem emenfermagem, foram: conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato decomportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Gravação em vídeo. Simulação. Aprendizagem. |
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Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?Estudantes de enfermagem. Gravação em vídeo. Simulação. Aprendizagem.RESUMOObjetivo: Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino eaprendizagem, na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recortetemporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativoRayyan. Adotou-se a análise qualitativa.Resultados: Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em: “Elementos quecompõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios dautilização da técnica de debriefing videoassistida”.Conclusões: Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem emenfermagem, foram: conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato decomportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Gravação em vídeo. Simulação. Aprendizagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110863Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110863/60409https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110863/60410Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Juliana da Silva GarciaPereira, Isabela MeiraRegino, Daniela da Silva GarciaSilva, Aline Roberta daOliveira, Jordana Luiza Gouvêa deDalri, Maria Celia Barcellos2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/110863Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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