Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Isabela Meira, Regino, Daniela da Silva Garcia, Silva, Aline Roberta da, Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de, Dalri, Maria Celia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110863
Resumo: RESUMOObjetivo: Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino eaprendizagem, na simulação em enfermagem.Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recortetemporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativoRayyan. Adotou-se a análise qualitativa.Resultados: Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em: “Elementos quecompõem a técnica de debriefing videoassistida”; “Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida” e “Desafios dautilização da técnica de debriefing videoassistida”.Conclusões: Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem emenfermagem, foram: conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato decomportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Gravação em vídeo. Simulação. Aprendizagem.
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