Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441 |
Resumo: | Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas. |
id |
UFRGS-15_add850b26c77d984d3ba2fc80ef4b88d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11441 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagemEnfermagem. Educação em Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Tecnologia Educacional. Educação a DistânciaEstudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratórioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 435Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 4351983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441/10869Cogo, Ana Luísa PetersenSilveira, Denise TolfoPedro, Eva Néri RubimTanaka, Raquel YurikaCatalan, Vanessa Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-27T18:32:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/11441Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-01-27T18:32:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
title |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem Cogo, Ana Luísa Petersen Enfermagem. Educação em Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Tecnologia Educacional. Educação a Distância |
title_short |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
title_full |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais: opinião de estudantes de enfermagem |
author |
Cogo, Ana Luísa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luísa Petersen Silveira, Denise Tolfo Pedro, Eva Néri Rubim Tanaka, Raquel Yurika Catalan, Vanessa Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Denise Tolfo Pedro, Eva Néri Rubim Tanaka, Raquel Yurika Catalan, Vanessa Menezes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luísa Petersen Silveira, Denise Tolfo Pedro, Eva Néri Rubim Tanaka, Raquel Yurika Catalan, Vanessa Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem. Educação em Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Tecnologia Educacional. Educação a Distância |
topic |
Enfermagem. Educação em Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Tecnologia Educacional. Educação a Distância |
description |
Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Exploratório |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11441/10869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 435 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 435 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766332435070976 |