Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silveira, Denise Tolfo, Pedro, Eva Néri Rubim, Tanaka, Raquel Yurika, Catalan, Vanessa Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29439
Resumo: Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.
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spelling Cogo, Ana Luisa PetersenSilveira, Denise TolfoPedro, Eva Néri RubimTanaka, Raquel YurikaCatalan, Vanessa Menezes2011-06-09T06:00:01Z20100102-6933http://hdl.handle.net/10183/29439000768908Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais digitais. A pesquisa, na metodologia do estudo de caso qualitativo, contou com dez sujeitos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas pela técnica da análise temática. Identificou-se três categorias finais: a aprendizagem com o apoio da informática, a organização do trabalho em grupo e a avaliação do projeto de aprendizagem de sinais vitais. A atividade foi uma experiência nova para os alunos, considerada positiva pela facilitação do acesso aos conteúdos e da comunicação entre colegas, porém apontaram a falta da presença física do professor. O trabalho em grupo transcorreu, na sua maioria, de forma colaborativa. Constatou-se a importância de disponibilizar, a estudantes de enfermagem, atividades mediadas pelo computador associadas à metodologia da aprendizagem baseada em problemas.The purpose of this study was to know undergraduated nursing students’ opinions about the pedagogical practice in vital signs grounded on the problem-based learning approach presented in the form of digital educational objects. Ten individuals participated in the research, which used the methodology of a qualitative-case study. Data were obtained by means of semistructured interviews analyzed through thematic analysis. Three final categories were identified: computer-based learning, group work organization, and vital sign learning project evaluation. The activity was a new experience for the students, who considered it as positive because it facilitated both the access to contents and the communication between classmates. However, students missed the physical presence of the professor. The group work was conducted in a collaborative way most of the time. The offering of computer-mediated activities associated to the problem-based learning methodology to nursing students has proven to be important.Este estudio buscó conocer las opiniones de estudiantes de enfermería cuanto a la práctica pedagógica sobre señales vitales fundamentadas en el aprendizaje basado en problemas, integrado a objetos educacionales digitales. La investigación, un estudio de caso cualitativo, contó con diez sujetos. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semiestructuradas analizadas a través del análisis temático. Se identificaron tres categorías finales: el aprendizaje con el apoyo de la informática, la organización del trabajo en grupo y la evaluación del proyecto de aprendizaje de señales vitales. La actividad fue una experiencia nueva para los alumnos, considerada positiva por la facilitación del acceso a los contenidos y de la comunicación entre colegas, pero echaron de menos la presencia física del profesor. El trabajo en grupo transcurrió, en gran parte, de forma colaborativa. Se constató la importancia de ofrecer, a estudiantes de enfermería, actividades mediadas por ordenadores asociadas al aprendizaje basado en problemas.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 31, n.3 (set. 2010), p. 435-441Educação em enfermagemAprendizagem baseada em problemasTecnologia educacionalEducação a distânciaObjetos de aprendizagemEducation, nursingProblem-based learningEducational technologyEducation, distanceEducación en enfermeríaAprendizaje basado en problemasTecnología educacionalEducación a distanciAprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagemOpiniones de estudiantes de enfermería cuanto el trabajo en grupo con apoyo de la informática Undergraduated nursing students’ opinion about group work in online project info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768908.pdf000768908.pdfTexto completoapplication/pdf50907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/1/000768908.pdf813fcef471774fbd301f43e84c2e8498MD51TEXT000768908.pdf.txt000768908.pdf.txtExtracted Texttext/plain31244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/2/000768908.pdf.txtef8b0a4d39b881817afc18ae6295d59aMD52THUMBNAIL000768908.pdf.jpg000768908.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29439/3/000768908.pdf.jpg6172d5dd7592338754ac153e4c9af115MD5310183/294392022-09-18 04:48:23.655391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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