Mecanismos de controle da integração ensino-serviço no Pró-Saúde Enfermagem
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50302 |
Resumo: | Objetivo: caracterizar e analisar os mecanismos de controle em relações interorganizacionais na integração entre o ensino e o serviço de saúde, vinculado ao Programa Pró-Saúde, junto aos docentes e enfermeiros assistenciais de Centros de Saúde de Florianópolis.Método: abordagem qualitativa, estudo de caso único. Foram feitas 16 entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2012, em oito Centros de Saúde, nos quais alunos de enfermagem realizam atividades práticas e estágios em atenção primária. A análise foi de conteúdo, comparando-se as respostas dos dois segmentos.Resultados: identificadas três categorias: Caracterização dos mecanismos de controle; Influências dos mecanismos de controle; e Sugestões de aperfeiçoamento dos mecanismos de controle na integração ensino-serviço de saúde.Conclusão: quanto maior for o entendimento sobre o controle da integração ensino e serviço, melhor será a gestão da cooperação interorganizacional e maior será a repercussão na assistência destinada ao usuário.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Atenção primária à saude. |
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Mecanismos de controle da integração ensino-serviço no Pró-Saúde EnfermagemEducação em enfermagem. Integração docente-assistencial. Assistência primária de saúde.Objetivo: caracterizar e analisar os mecanismos de controle em relações interorganizacionais na integração entre o ensino e o serviço de saúde, vinculado ao Programa Pró-Saúde, junto aos docentes e enfermeiros assistenciais de Centros de Saúde de Florianópolis.Método: abordagem qualitativa, estudo de caso único. Foram feitas 16 entrevistas semiestruturadas no segundo semestre de 2012, em oito Centros de Saúde, nos quais alunos de enfermagem realizam atividades práticas e estágios em atenção primária. A análise foi de conteúdo, comparando-se as respostas dos dois segmentos.Resultados: identificadas três categorias: Caracterização dos mecanismos de controle; Influências dos mecanismos de controle; e Sugestões de aperfeiçoamento dos mecanismos de controle na integração ensino-serviço de saúde.Conclusão: quanto maior for o entendimento sobre o controle da integração ensino e serviço, melhor será a gestão da cooperação interorganizacional e maior será a repercussão na assistência destinada ao usuário.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Atenção primária à saude.Escola de Enfermagem da UFRGS2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50302Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 3 (2015); 56 - 62Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 3 (2015); 56 - 621983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50302/35053https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/50302/35054Andrade, Selma Regina deBoehs, Astrid EggertBoehs, Carlos Gabriel EggertGorris, Pollyana Plautzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-16T19:17:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/50302Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-09-16T19:17:48Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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