Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502 |
Resumo: | Resumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas. |
id |
UFRJ-4_56e919301f147e7c618b218214542f03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000500502 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviçoEnfermagemCurso de EnfermagemServiços de SaúdeCoronavírusServiços de Integração Docente-AssistencialResumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0498info:eu-repo/semantics/openAccessSpagnol,Carla AparecidaPereira,Karolinna DinizCastro,Verônica Pedersane Nunes deFigueiredo,Letícia GonçalvesBorges,Karine Karoline de SouzaBatista,Luciana Moreirapor2021-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500502Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-04-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
title |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
spellingShingle |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço Spagnol,Carla Aparecida Enfermagem Curso de Enfermagem Serviços de Saúde Coronavírus Serviços de Integração Docente-Assistencial |
title_short |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
title_full |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
title_fullStr |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
title_full_unstemmed |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
title_sort |
Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço |
author |
Spagnol,Carla Aparecida |
author_facet |
Spagnol,Carla Aparecida Pereira,Karolinna Diniz Castro,Verônica Pedersane Nunes de Figueiredo,Letícia Gonçalves Borges,Karine Karoline de Souza Batista,Luciana Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Karolinna Diniz Castro,Verônica Pedersane Nunes de Figueiredo,Letícia Gonçalves Borges,Karine Karoline de Souza Batista,Luciana Moreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spagnol,Carla Aparecida Pereira,Karolinna Diniz Castro,Verônica Pedersane Nunes de Figueiredo,Letícia Gonçalves Borges,Karine Karoline de Souza Batista,Luciana Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Curso de Enfermagem Serviços de Saúde Coronavírus Serviços de Integração Docente-Assistencial |
topic |
Enfermagem Curso de Enfermagem Serviços de Saúde Coronavírus Serviços de Integração Docente-Assistencial |
description |
Resumo Objetivo abordar, de forma crítica e reflexiva, desafios e perspectivas da prática profissional da enfermagem, da formação e da integração ensino-serviço no cenário da pandemia da Covid-19. Método as atividades práticas de uma disciplina, que aborda a gestão do Sistema Único de Saúde, foram suspensas durante a pandemia. Diante desse fato, constituiu-se um grupo para discutir a prática profissional, assegurando a integração ensino-serviço. A partir dos diálogos e dos textos produzidos elaborou-se essa reflexão, tendo como referencial teórico a Análise Institucional. Resultados alguns analisadores revelaram desafios como a influência e o difícil acesso às tecnologias digitais no ensino e no processo de trabalho, além do medo e da insegurança vivenciados pelas autoras. O grupo analisou suas implicações, compartilhando sentimentos e angústias, sem perder de vista as mudanças necessárias nos processos de trabalho. Conclusão e implicações para a prática a Análise Institucional contribuiu para realizar este estudo “à quente”, nesse contexto de pandemia, trazendo à tona questionamentos e contradições vivenciadas nos serviços de saúde e na universidade, fortalecendo a integração ensino-serviço. Mas, mediante o recorte de tempo, práticas e cenários este estudo traz limitações quanto aos impactos para o ensino e para a assistência prestada, possibilitando a realização de outras pesquisas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125871652864 |