Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Amanda Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Scherer, Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165
Resumo: Neste artigo se objetiva problematizar performances imagéticas realizadas por crianças de 3 anos e o modo como essas produções atravessam o contexto em que foram criadas: uma escola de Educação Infantil e uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. Discutem-se os entrelaces e os revérberos das concepções de infância que direcionam a educação e a potência das imagens repletas de infância que criam possibilidades de fissurar os modos únicos e adultocêntricos de ser, estar, sentir, viver. Conclui-se que, guiadas por uma intenção ética, estética e política, as performances infantes das crianças criam possibilidades e anunciam a urgência de outras posturas ao habitar-se espaços da infância.
id UFRGS-17_4f482053b869a9174be6c285b9ec9770
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/124165
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Performances Infantes: : um convite ao desver com criançasCrianças;Produções de Imagens;Educação Infantil;Infância.PerformancesNeste artigo se objetiva problematizar performances imagéticas realizadas por crianças de 3 anos e o modo como essas produções atravessam o contexto em que foram criadas: uma escola de Educação Infantil e uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. Discutem-se os entrelaces e os revérberos das concepções de infância que direcionam a educação e a potência das imagens repletas de infância que criam possibilidades de fissurar os modos únicos e adultocêntricos de ser, estar, sentir, viver. Conclui-se que, guiadas por uma intenção ética, estética e política, as performances infantes das crianças criam possibilidades e anunciam a urgência de outras posturas ao habitar-se espaços da infância.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 13 n. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-252237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165/87336Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Amanda Silva deScherer, Suely2022-12-23T18:51:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/124165Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-12-23T18:51:57Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
title Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
spellingShingle Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
Medeiros, Amanda Silva de
Crianças;
Produções de Imagens;
Educação Infantil;
Infância.
Performances
title_short Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
title_full Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
title_fullStr Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
title_full_unstemmed Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
title_sort Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças
author Medeiros, Amanda Silva de
author_facet Medeiros, Amanda Silva de
Scherer, Suely
author_role author
author2 Scherer, Suely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Amanda Silva de
Scherer, Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças;
Produções de Imagens;
Educação Infantil;
Infância.
Performances
topic Crianças;
Produções de Imagens;
Educação Infantil;
Infância.
Performances
description Neste artigo se objetiva problematizar performances imagéticas realizadas por crianças de 3 anos e o modo como essas produções atravessam o contexto em que foram criadas: uma escola de Educação Infantil e uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. Discutem-se os entrelaces e os revérberos das concepções de infância que direcionam a educação e a potência das imagens repletas de infância que criam possibilidades de fissurar os modos únicos e adultocêntricos de ser, estar, sentir, viver. Conclui-se que, guiadas por uma intenção ética, estética e política, as performances infantes das crianças criam possibilidades e anunciam a urgência de outras posturas ao habitar-se espaços da infância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165/87336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 13 No 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 13 n. 1 (2023): Jan./Mar. 2023; 1-25
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766310621544448