Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099 |
Resumo: | O artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos. |
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Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmoAuraAutoridade DocenteCommunitasEntusiasmoPedagogia CríticaO artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-292237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099/57378Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Pedro LuisZimmermann, Ana Cristina2020-06-26T23:02:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/92099Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2020-06-26T23:02:52Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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