FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458
Resumo: Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.
id UFRGS-19_8a821e3ef402c0f59288c1fb9c7450a8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103458
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURAOs processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10345810.22456/2238-8915.103458Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-152238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458/59580Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterCosta Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103458Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
Ludovico, Francieli Motter
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo
author_role author
author2 Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo
description Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458
10.22456/2238-8915.103458
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.103458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458/59580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-15
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075340681216