FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458 |
Resumo: | Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital. |
id |
UFRGS-19_8a821e3ef402c0f59288c1fb9c7450a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103458 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURAOs processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10345810.22456/2238-8915.103458Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-152238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458/59580Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudovico, Francieli MotterCosta Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/103458Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA Ludovico, Francieli Motter |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo |
author_role |
author |
author2 |
Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Costa Barcellos, Patrícia Da Silva Campelo |
description |
Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser usados para encontrar outros caminhos. A TCD oferece diversas possibilidades, as quais permitem promover interação, colaboração e autonomia para que o estudante seja ativo e participe na construção do próprio conhecimento. Nesse sentido, os Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (ODEA) configuram-se como possibilidades para mediar o ensino e a aprendizagem de LE. Para tanto, os professores precisam compreender o universo desses recursos. Nesse sentido, o presente Mapeamento Sistemático da Literatura ocupou-se de mapear os ODEA existentes para a formação de professores. Os resultados agregam discussões e contribuições para o delinear da formação de professores de LE sobre o uso e criação de ODEA para suas práticas.PALAVRAS-CHAVE: ODEA; Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira; Mediação; Tecnologia de Comunicação Digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458 10.22456/2238-8915.103458 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.103458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103458/59580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francieli Motter Ludovico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-15 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075340681216 |