Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Aline Dubal, Nunes, Mariana Backes, Weiand, Augusto, Souza, Manuela da Silva Alencar de, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238053
Resumo: Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores.
id UFRGS-2_bb488be3c86967157a394f1003f3ca23
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238053
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalNunes, Mariana BackesWeiand, AugustoSouza, Manuela da Silva Alencar deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2022-04-29T04:42:27Z20211984-2880http://hdl.handle.net/10183/238053001139388Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores.Given the COVID-19 pandemic, many teachers had to face the abrupt change from face-to-face education to Emergency Remote Teaching (ERT). Therefore, they used Digital Communication Technologies (DCT) to mediate the teaching and learning processes. Now, the need for training to understand the DCT potential has become even more evident and even with the return of in-person classes or with the hybrid teaching, the ERT can influence teachers to continue using these resources and seek training for this. Based on this reality, mediated by DCT, the collaborative construction of an online workshop for the training of Basic Education teachers was carried out with the aim of offering moments that allow reflection on the use of digital tools associated with Sociocultural Theory (ST). Thus, it was analyzed how interaction and collaboration were involved in the planning of such a workshop. For this, supported by the principles of ST and the eduScrum technique, this paper describes the collaborative planning and construction between researchers of an online workshop aimed at training teachers.application/pdfporCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p.Formação de professoresTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Informática na educaçãoConstrução colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria SocioculturalCollaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139388.pdf.txt001139388.pdf.txtExtracted Texttext/plain29890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/2/001139388.pdf.txtd3288ec5b5b56d44a45ccc207fb72e67MD52ORIGINAL001139388.pdfTexto completoapplication/pdf380522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/1/001139388.pdf145bf83f71beff931b83d0cac0f1de98MD5110183/2380532022-04-30 04:53:59.252422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238053Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Collaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory
title Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
spellingShingle Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
Ludovico, Francieli Motter
Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática na educação
title_short Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
title_full Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
title_fullStr Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
title_full_unstemmed Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
title_sort Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Nunes, Mariana Backes
Weiand, Augusto
Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Machado, Aline Dubal
Nunes, Mariana Backes
Weiand, Augusto
Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Machado, Aline Dubal
Nunes, Mariana Backes
Weiand, Augusto
Souza, Manuela da Silva Alencar de
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática na educação
topic Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Informática na educação
description Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T04:42:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238053
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-2880
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139388
identifier_str_mv 1984-2880
001139388
url http://hdl.handle.net/10183/238053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Competência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/2/001139388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/1/001139388.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3288ec5b5b56d44a45ccc207fb72e67
145bf83f71beff931b83d0cac0f1de98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225056020332544