ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sylvestre, Fernanda Aquino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Cynthia Beatrice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232
Resumo: Este trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013).  
id UFRGS-19_f68fae3a4a4135f738c2bd6ecb32ae9a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/106232
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICASEste trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013).  Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10623210.22456/2238-8915.106232Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-182238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232/60817Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessSylvestre, Fernanda AquinoCosta, Cynthia Beatrice2021-03-04T12:52:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/106232Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-03-04T12:52:46Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
title ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
spellingShingle ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
Sylvestre, Fernanda Aquino
title_short ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
title_full ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
title_fullStr ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
title_full_unstemmed ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
title_sort ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
author Sylvestre, Fernanda Aquino
author_facet Sylvestre, Fernanda Aquino
Costa, Cynthia Beatrice
author_role author
author2 Costa, Cynthia Beatrice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sylvestre, Fernanda Aquino
Costa, Cynthia Beatrice
description Este trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013).  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232
10.22456/2238-8915.106232
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.106232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232/60817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-18
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075635331072