ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232 |
Resumo: | Este trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013). |
id |
UFRGS-19_f68fae3a4a4135f738c2bd6ecb32ae9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/106232 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICASEste trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013). Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10623210.22456/2238-8915.106232Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-182238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232/60817Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessSylvestre, Fernanda AquinoCosta, Cynthia Beatrice2021-03-04T12:52:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/106232Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-03-04T12:52:46Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
title |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
spellingShingle |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS Sylvestre, Fernanda Aquino |
title_short |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
title_full |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
title_fullStr |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
title_full_unstemmed |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
title_sort |
ECOS DE “O BARBA AZUL” NA CONTEMPORANEIDADE: ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS |
author |
Sylvestre, Fernanda Aquino |
author_facet |
Sylvestre, Fernanda Aquino Costa, Cynthia Beatrice |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cynthia Beatrice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sylvestre, Fernanda Aquino Costa, Cynthia Beatrice |
description |
Este trabalho reflete sobre a reverberação na contemporaneidade do gótico em “O Barba Azul”, compilado por Charles Perrault em 1967, por meio do exame de dois contos – “The glass bottle trick” (2001), de Nalo Hopkinson, e “The last one” (2005), de Robert Coover – e dois filmes – Barbe Bleue (2009), de Catherine Breillat, e Elizabeth harvest (2018), de Sebastian Gutierrez. Investiga-se a hipótese de que, ainda que narrativas pós-modernas promovam transgressões com relação ao texto tradicional, o conflito de poder entre as personagens permanece mais ou menos inalterado. A discussão do artigo tem como suporte a noção de adaptação (HUTCHEON, 2013), interpretações mitológicas e psicanalíticas (ESTES, 1999; TATAR, 2004; CORSO e CORSO, 2006; BETTLEHEIM, 2010) e os estudos sobre reinterpretações pós-modernas de contos de fadas (BACCHILEGA, 1997, 2013). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232 10.22456/2238-8915.106232 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.106232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106232/60817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 35 n. 69 (2020): Estudos do Gótico: de Otranto à contemporaneidade; 1-18 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075635331072 |