Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971 |
Resumo: | A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas. |
id |
UFRGS-22_63b1d7cace15ce6168e7b6ecd6dd5c33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19971 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticasA educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1997110.21573/vol27n12011.19971REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971/11602Gomes, Nilma Linoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-21T15:40:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/19971Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-21T15:40:54Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
title |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
spellingShingle |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas Gomes, Nilma Lino |
title_short |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
title_full |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
title_fullStr |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
title_full_unstemmed |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
title_sort |
Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas |
author |
Gomes, Nilma Lino |
author_facet |
Gomes, Nilma Lino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Nilma Lino |
description |
A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971 10.21573/vol27n12011.19971 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol27n12011.19971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971/11602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370256158720 |