Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nilma Lino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971
Resumo: A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas.
id UFRGS-22_63b1d7cace15ce6168e7b6ecd6dd5c33
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19971
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticasA educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1997110.21573/vol27n12011.19971REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971/11602Gomes, Nilma Linoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-21T15:40:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/19971Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-21T15:40:54Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
title Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
spellingShingle Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
Gomes, Nilma Lino
title_short Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
title_full Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
title_fullStr Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
title_sort Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas
author Gomes, Nilma Lino
author_facet Gomes, Nilma Lino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nilma Lino
description A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço/tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado a adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam a ser implementadas de forma mais sistemática nos anos 2000. Nesse contexto, o debate sobre inclusão, diversidade e equidade na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelo Ministério da Educação, pelos sistemas de ensino e pelas escolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971
10.21573/vol27n12011.19971
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971
identifier_str_mv 10.21573/vol27n12011.19971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19971/11602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370256158720