Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127 |
Resumo: | A partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro. |
id |
CNTE-1_717d74e10f0675d9945cac4410d904bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/127 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatórioA partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/12710.22420/rde.v2i2/3.127Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas2238-439110.22420/rde.v2i2/3reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127/230Gomes, Nilma Linoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T03:19:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/127Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:18.475992Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
title |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
spellingShingle |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório Gomes, Nilma Lino |
title_short |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
title_full |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
title_fullStr |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
title_full_unstemmed |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
title_sort |
Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório |
author |
Gomes, Nilma Lino |
author_facet |
Gomes, Nilma Lino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Nilma Lino |
description |
A partir da sanção da Lei 10.639/03, algumas iniciativas de formação de professores para a diversidade étnico-racial vêm se configurando no Brasil, porém, ainda não são suficientes para superar a situação de desequilíbrio presente nos processos de formação inicial e continuada. Inspirada nos estudos de Santos (2004), a autora discute a necessidade de uma pedagogia das ausências e das emergências na formação de professores, como procedimento capaz de reconhecer as ausências e dar visibilidade às práticas emergentes, sobretudo, aquelas instigadas e/ou realizadas pelos movimentos sociais.Palavras-chave: Formação de professores. Lei 10.639/03. Diversidade étnico-racial. Movimento negro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127 10.22420/rde.v2i2/3.127 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v2i2/3.127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127/230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas 2238-4391 10.22420/rde.v2i2/3 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890341217107968 |