Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Lucia de Fatima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira, Santos, Fernando Henrique dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683
Resumo: O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil.
id UFRGS-22_6f24f99e524bd1d2fee7c33c25628862
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/62683
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no BrasilPlanejamentopolíticaseducação.O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6268310.21573/vol32n012016.62683REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-452447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683/37749Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Lucia de FatimaCosta, Maria Simone Pereira Ferraz MoreiraSantos, Fernando Henrique dos2016-06-23T16:51:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/62683Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-23T16:51:02Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
title Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
spellingShingle Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
Valente, Lucia de Fatima
Planejamento
políticas
educação.
title_short Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
title_full Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
title_fullStr Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
title_full_unstemmed Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
title_sort Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
author Valente, Lucia de Fatima
author_facet Valente, Lucia de Fatima
Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira
Santos, Fernando Henrique dos
author_role author
author2 Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira
Santos, Fernando Henrique dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Lucia de Fatima
Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira
Santos, Fernando Henrique dos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
políticas
educação.
topic Planejamento
políticas
educação.
description O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683
10.21573/vol32n012016.62683
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683
identifier_str_mv 10.21573/vol32n012016.62683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683/37749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371265937408