Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683 |
Resumo: | O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil. |
id |
UFRGS-22_6f24f99e524bd1d2fee7c33c25628862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62683 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no BrasilPlanejamentopolíticaseducação.O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6268310.21573/vol32n012016.62683REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-452447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683/37749Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Lucia de FatimaCosta, Maria Simone Pereira Ferraz MoreiraSantos, Fernando Henrique dos2016-06-23T16:51:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/62683Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-23T16:51:02Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
title |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
spellingShingle |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil Valente, Lucia de Fatima Planejamento políticas educação. |
title_short |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
title_full |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
title_fullStr |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
title_sort |
Nas trilhas do planejamento educacional e seus contornos nas políticas de educação no Brasil |
author |
Valente, Lucia de Fatima |
author_facet |
Valente, Lucia de Fatima Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira Santos, Fernando Henrique dos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira Santos, Fernando Henrique dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Lucia de Fatima Costa, Maria Simone Pereira Ferraz Moreira Santos, Fernando Henrique dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento políticas educação. |
topic |
Planejamento políticas educação. |
description |
O presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta e analisa as políticas de planejamento educacional no Brasil. O recorte inicia-se nos anos 1934 e finaliza em 2014, mediante a análise das manifestações sociopolíticas e culturais presentes no contexto em questão. Levantamos a afirmação histórica de busca por um novo paradigma na construção do planejamento educacional e nos sistemas de participação e representação em sua elaboração. Evidenciamos ainda, os principais aspectos que devem ser considerados na elaboração e na execução das políticas educacionais no país. Constatamos que nossa história mostra contradições e equívocos referentes ao planejamento educacional e, portanto, faz-se necessário entender os limites e compreender a dinâmica político educacional para a efetivação do planejamento no Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683 10.21573/vol32n012016.62683 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol32n012016.62683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62683/37749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 25-45 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371265937408 |