Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima de Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Cinthia Maria Seibert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104895
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre crises na educação, representação e formação de professor, buscando destacar razões do mal-estar em tempos de crises contemporâneas e, de que modo as políticas públicas educacionais são implementadas nessa direção. Os desafios à formação docente são diversos, merecem tratamento rigoroso e devem fazer parte de discussões que nos retire da banalidade, autoritarismo, “achismos”, com que o conhecimento (MORIN, 2011; MOSCOVICI, 1978; CASTORIADIS, 2000) é tratado pela escola e setores responsáveis pela educação como direitos para todos brasileiros.
id UFRGS-22_8079c506a6d88f1f572839faeb351c91
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104895
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de MorinTeoria da ComplexidadeTeoria das Representações SociaisImaginário Social. Formação docenteDireitos à educaçãoEste artigo é uma reflexão sobre crises na educação, representação e formação de professor, buscando destacar razões do mal-estar em tempos de crises contemporâneas e, de que modo as políticas públicas educacionais são implementadas nessa direção. Os desafios à formação docente são diversos, merecem tratamento rigoroso e devem fazer parte de discussões que nos retire da banalidade, autoritarismo, “achismos”, com que o conhecimento (MORIN, 2011; MOSCOVICI, 1978; CASTORIADIS, 2000) é tratado pela escola e setores responsáveis pela educação como direitos para todos brasileiros.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10489510.21573/vol36n32020.104895REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-1107Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-1107Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-11072447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104895/59292Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Maria de Fátima de AndradeSantos, Cinthia Maria Seibert2023-10-31T23:21:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/104895Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:08Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
title Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
spellingShingle Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
Ferreira, Maria de Fátima de Andrade
Teoria da Complexidade
Teoria das Representações Sociais
Imaginário Social. Formação docente
Direitos à educação
title_short Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
title_full Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
title_fullStr Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
title_full_unstemmed Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
title_sort Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin
author Ferreira, Maria de Fátima de Andrade
author_facet Ferreira, Maria de Fátima de Andrade
Santos, Cinthia Maria Seibert
author_role author
author2 Santos, Cinthia Maria Seibert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima de Andrade
Santos, Cinthia Maria Seibert
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Complexidade
Teoria das Representações Sociais
Imaginário Social. Formação docente
Direitos à educação
topic Teoria da Complexidade
Teoria das Representações Sociais
Imaginário Social. Formação docente
Direitos à educação
description Este artigo é uma reflexão sobre crises na educação, representação e formação de professor, buscando destacar razões do mal-estar em tempos de crises contemporâneas e, de que modo as políticas públicas educacionais são implementadas nessa direção. Os desafios à formação docente são diversos, merecem tratamento rigoroso e devem fazer parte de discussões que nos retire da banalidade, autoritarismo, “achismos”, com que o conhecimento (MORIN, 2011; MOSCOVICI, 1978; CASTORIADIS, 2000) é tratado pela escola e setores responsáveis pela educação como direitos para todos brasileiros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104895
10.21573/vol36n32020.104895
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104895
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.104895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104895/59292
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-1107
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-1107
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1088-1107
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372203364352