Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sofia Lerche
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vidal, Eloisa Maia, Nogueira, Jaana Flavia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916
Resumo: Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.
id UFRGS-22_8a278595b6ec6473fa0ff75533677222
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58916
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentesTempos de Idebavaliação de larga escalaséries fiais do ensino fundamentalpercepções docentesdificuldades de aprendizagem.Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891610.21573/vol31n12015.58916REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-1062447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916/35196Vieira, Sofia LercheVidal, Eloisa MaiaNogueira, Jaana Flavia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/58916Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:22Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
title Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
spellingShingle Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
Vieira, Sofia Lerche
Tempos de Ideb
avaliação de larga escala
séries fiais do ensino fundamental
percepções docentes
dificuldades de aprendizagem.
title_short Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
title_full Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
title_fullStr Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
title_full_unstemmed Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
title_sort Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
author Vieira, Sofia Lerche
author_facet Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloisa Maia
Nogueira, Jaana Flavia Fernandes
author_role author
author2 Vidal, Eloisa Maia
Nogueira, Jaana Flavia Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sofia Lerche
Vidal, Eloisa Maia
Nogueira, Jaana Flavia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Tempos de Ideb
avaliação de larga escala
séries fiais do ensino fundamental
percepções docentes
dificuldades de aprendizagem.
topic Tempos de Ideb
avaliação de larga escala
séries fiais do ensino fundamental
percepções docentes
dificuldades de aprendizagem.
description Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916
10.21573/vol31n12015.58916
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916
identifier_str_mv 10.21573/vol31n12015.58916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916/35196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371201974272