Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916 |
Resumo: | Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados. |
id |
UFRGS-22_8a278595b6ec6473fa0ff75533677222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/58916 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentesTempos de Idebavaliação de larga escalaséries fiais do ensino fundamentalpercepções docentesdificuldades de aprendizagem.Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5891610.21573/vol31n12015.58916REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-1062447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916/35196Vieira, Sofia LercheVidal, Eloisa MaiaNogueira, Jaana Flavia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T11:49:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/58916Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-03-29T11:49:22Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
title |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
spellingShingle |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes Vieira, Sofia Lerche Tempos de Ideb avaliação de larga escala séries fiais do ensino fundamental percepções docentes dificuldades de aprendizagem. |
title_short |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
title_full |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
title_fullStr |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
title_full_unstemmed |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
title_sort |
Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes |
author |
Vieira, Sofia Lerche |
author_facet |
Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloisa Maia Nogueira, Jaana Flavia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Vidal, Eloisa Maia Nogueira, Jaana Flavia Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloisa Maia Nogueira, Jaana Flavia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempos de Ideb avaliação de larga escala séries fiais do ensino fundamental percepções docentes dificuldades de aprendizagem. |
topic |
Tempos de Ideb avaliação de larga escala séries fiais do ensino fundamental percepções docentes dificuldades de aprendizagem. |
description |
Problematizando as repercussões em torno da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, este artigo analisa as políticas de avaliação de larga escala, a gestão e o trabalho docente neste contexto. Visando compreender se e como os professores se posicionam face às difiuldades de aprendizagem dos alunos, são analisadas algumas respostas do Questionário do Professor dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, integrante da Prova Brasil 2011. Considerações fiais buscam estabelecer nexos entre os tópicos tratados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916 10.21573/vol31n12015.58916 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n12015.58916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58916/35196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 1 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 85-106 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371201974272 |