A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado à educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Azevedo Mello, Rachel Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moll, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104809
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas em educação e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado à educação profissional no contexto brasileiro. Tendo como referencial teórico metodológico, os estudos de Stephen Ball, o Ciclo de Políticas, a pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio Integrado em Pernambuco, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e registro em diário de campo e entrevistas. A partir da categoria teórica atuação, analisamos as práticas dos gestores, professores e estudantes e identificamos que as categorias empíricas, tempo e espaço escolar, assim como, diálogo e participação são fundamentais para repensarmos as políticas em educação e as práticas escolares no Ensino Médio Integrado à educação profissional. Palavras-chave: Políticas em educação. Práticas escolares. Ensino médio. 
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