A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado à educação profissional
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104809 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas em educação e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado à educação profissional no contexto brasileiro. Tendo como referencial teórico metodológico, os estudos de Stephen Ball, o Ciclo de Políticas, a pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio Integrado em Pernambuco, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e registro em diário de campo e entrevistas. A partir da categoria teórica atuação, analisamos as práticas dos gestores, professores e estudantes e identificamos que as categorias empíricas, tempo e espaço escolar, assim como, diálogo e participação são fundamentais para repensarmos as políticas em educação e as práticas escolares no Ensino Médio Integrado à educação profissional. Palavras-chave: Políticas em educação. Práticas escolares. Ensino médio. |
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A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado à educação profissionalPolíticas em educação. Práticas escolares. Ensino médio.O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas em educação e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado à educação profissional no contexto brasileiro. Tendo como referencial teórico metodológico, os estudos de Stephen Ball, o Ciclo de Políticas, a pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio Integrado em Pernambuco, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e registro em diário de campo e entrevistas. A partir da categoria teórica atuação, analisamos as práticas dos gestores, professores e estudantes e identificamos que as categorias empíricas, tempo e espaço escolar, assim como, diálogo e participação são fundamentais para repensarmos as políticas em educação e as práticas escolares no Ensino Médio Integrado à educação profissional. Palavras-chave: Políticas em educação. Práticas escolares. Ensino médio. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa bibliográfica e de campoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10480910.21573/vol36n32020.104809REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 847-868Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 847-868Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 847-8682447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104809/59276Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Azevedo Mello, Rachel CostaMoll, Jaqueline2023-10-31T23:21:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/104809Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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