Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683 |
Resumo: | O advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticas |
id |
UFRGS-22_8f24ab9e457f16c8213e092f0ef17fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/53683 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógicoO advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticasANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5368310.21573/vol30n22014.53683REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683/33097Silva, Rodrigo Manoel Dias daBusnello, Chaiane PaulaPezenatto, Fabíolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-06T15:47:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/53683Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2015-08-06T15:47:25Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
title |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
spellingShingle |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
title_short |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
title_full |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
title_fullStr |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
title_full_unstemmed |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
title_sort |
Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico |
author |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da Busnello, Chaiane Paula Pezenatto, Fabíola |
author_role |
author |
author2 |
Busnello, Chaiane Paula Pezenatto, Fabíola |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da Busnello, Chaiane Paula Pezenatto, Fabíola |
description |
O advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticas |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683 10.21573/vol30n22014.53683 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol30n22014.53683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683/33097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370922004480 |