Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Busnello, Chaiane Paula, Pezenatto, Fabíola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683
Resumo: O advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticas
id UFRGS-22_8f24ab9e457f16c8213e092f0ef17fe7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/53683
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógicoO advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticasANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5368310.21573/vol30n22014.53683REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683/33097Silva, Rodrigo Manoel Dias daBusnello, Chaiane PaulaPezenatto, Fabíolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-06T15:47:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/53683Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2015-08-06T15:47:25Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
title Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
spellingShingle Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
Silva, Rodrigo Manoel Dias da
title_short Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
title_full Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
title_fullStr Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
title_full_unstemmed Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
title_sort Política, cidadania e educação integral: a convivência democrática como princípio pedagógico
author Silva, Rodrigo Manoel Dias da
author_facet Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Busnello, Chaiane Paula
Pezenatto, Fabíola
author_role author
author2 Busnello, Chaiane Paula
Pezenatto, Fabíola
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Busnello, Chaiane Paula
Pezenatto, Fabíola
description O advento de uma política nacional de educação integral, através do Programa Mais Educação, tornou-se condição favorável para uma atualização dos sentidos da democracia, sob a inspiração de Anísio Teixeira. O artigo objetiva interpretar a tríade educação, política e cidadania, bem como as possibilidades contemporâneas de a convivência democrática constituir-se princípio pedagógico na escola pública. Mediante interpretação sociológica, conclui que novas regulações à educação integral e o imperativo de reconstrução de narrativas de sentido social centradas nas diferenças culturais constituem desafios que se impõem à gestão dessas políticas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683
10.21573/vol30n22014.53683
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683
identifier_str_mv 10.21573/vol30n22014.53683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53683/33097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370922004480