A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Graziela Zambão Abdian
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Lourdes Marcelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130
Resumo: As autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE.
id UFRGS-22_902b2c8e2f77c238e1bc1d7522ecb8c9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19130
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionaisAs autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1913010.21573/vol23n22007.19130REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130/11125Maia, Graziela Zambão AbdianMachado, Lourdes Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19130Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
title A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
Maia, Graziela Zambão Abdian
title_short A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
title_full A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
title_sort A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
author Maia, Graziela Zambão Abdian
author_facet Maia, Graziela Zambão Abdian
Machado, Lourdes Marcelino
author_role author
author2 Machado, Lourdes Marcelino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Graziela Zambão Abdian
Machado, Lourdes Marcelino
description As autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130
10.21573/vol23n22007.19130
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130
identifier_str_mv 10.21573/vol23n22007.19130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130/11125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369700413440