A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130 |
Resumo: | As autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE. |
id |
UFRGS-22_902b2c8e2f77c238e1bc1d7522ecb8c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19130 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionaisAs autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1913010.21573/vol23n22007.19130REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130/11125Maia, Graziela Zambão AbdianMachado, Lourdes Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19130Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
title |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
spellingShingle |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais Maia, Graziela Zambão Abdian |
title_short |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
title_full |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
title_fullStr |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
title_sort |
A formação dos profissionais da educação à luz das novas diretrizes curriculares nacionais |
author |
Maia, Graziela Zambão Abdian |
author_facet |
Maia, Graziela Zambão Abdian Machado, Lourdes Marcelino |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Lourdes Marcelino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Graziela Zambão Abdian Machado, Lourdes Marcelino |
description |
As autoras deste artigo analisam a formação dos profissionais da educação no contexto da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Pedagogia. Inicialmente, manifestam sua concordância em relação a aspectos do Parecer que definiu as DCNs. Em seguida, apresentam questionamentos fazendo um contraponto entre dispositivos do Parecer original e da Resolução correspondente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Num segundo momento, resgatam contribuições acadêmicas sobre a matéria de autores nacionais, publicadas na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação da ANPAE. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130 10.21573/vol23n22007.19130 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol23n22007.19130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19130/11125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369700413440 |