Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108568 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”. |
id |
UFRGS-22_9971107f4d4dd5dc8b1f14cf5fbde0b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108568 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017)diretor escolargestão escolarneoliberalismo.Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10856810.21573/vol37n12021.108568REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-62Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-62Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-622447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108568/61606Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Luis Fernando Ferreirados Reis Silva, Regis Henrique2021-05-17T22:33:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/108568Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:03Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
title |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
spellingShingle |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) Pinto, Luis Fernando Ferreira diretor escolar gestão escolar neoliberalismo. |
title_short |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
title_full |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
title_fullStr |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
title_full_unstemmed |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
title_sort |
Pressupostos políticos e teóricos do curso de formação “Melhor gestão, Melhor ensino” da SEE/SP (2013-2017) |
author |
Pinto, Luis Fernando Ferreira |
author_facet |
Pinto, Luis Fernando Ferreira dos Reis Silva, Regis Henrique |
author_role |
author |
author2 |
dos Reis Silva, Regis Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Luis Fernando Ferreira dos Reis Silva, Regis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diretor escolar gestão escolar neoliberalismo. |
topic |
diretor escolar gestão escolar neoliberalismo. |
description |
Este artigo objetiva identificar e discutir os pressupostos políticos e teóricos do curso de formação de diretores “Melhor Gestão, Melhor Ensino” da SEE/SP oferecido entre os anos de 2013 e 2017. Metodologicamente, os pressupostos da Pedagogia Histórico- Crítica guiaram uma abordagem histórica do projeto de formação do diretor a partir da análise de decretos e leis em vigor entre 1996 e 2016. Os resultados consideram o contexto histórico, político e teórico em que o curso foi proposto e permitem perceber a influência da mundialização da cultura do capital e da “Pedagogia do Aprender a Aprender”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108568 10.21573/vol37n12021.108568 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108568 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n12021.108568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108568/61606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-62 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-62 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 42-62 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372636426240 |