Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102961 |
Resumo: | O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente em regime integral a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. O objectivo é analisar a relação entre a política pública formulada e a sua implementação, a luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de SergeMoscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa associado a reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das politicas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque a sua aplicação é condicionada pelas condições objectivas do contexto sempre dinâmico e cambiante. |
id |
UFRGS-22_bdc8ba25ba7de0830ac0253f33f3f4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102961 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?Dedicação exclusivadocentes universitários.O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente em regime integral a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. O objectivo é analisar a relação entre a política pública formulada e a sua implementação, a luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de SergeMoscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa associado a reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das politicas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque a sua aplicação é condicionada pelas condições objectivas do contexto sempre dinâmico e cambiante.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10296110.21573/vol36n32020.102961REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-1152Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-1152Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-11522447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102961/59294Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, Fernandino João Pereira2023-10-31T23:21:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/102961Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
title |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
spellingShingle |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? Leitão, Fernandino João Pereira Dedicação exclusiva docentes universitários. |
title_short |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
title_full |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
title_fullStr |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
title_full_unstemmed |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
title_sort |
Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? |
author |
Leitão, Fernandino João Pereira |
author_facet |
Leitão, Fernandino João Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Fernandino João Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dedicação exclusiva docentes universitários. |
topic |
Dedicação exclusiva docentes universitários. |
description |
O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente em regime integral a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. O objectivo é analisar a relação entre a política pública formulada e a sua implementação, a luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de SergeMoscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa associado a reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das politicas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque a sua aplicação é condicionada pelas condições objectivas do contexto sempre dinâmico e cambiante. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102961 10.21573/vol36n32020.102961 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102961 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol36n32020.102961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102961/59294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-1152 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-1152 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1128-1152 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372163518464 |