Formação docente e projetos de sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19125 |
Resumo: | Este ensaio aplica a teoria do discurso (LACLEU; MOUFEE, 1985) na análise da profissionalização docente. Considera o debate sobre a delimitação da jurisdição da docência, ou seja, sobre o conjunto de conhecimentos e práticas requeridos para a aprendizagem do aluno; e que a análise do processo de construção de sentidos relacionada à docência constitui rico caminho de apreensão das mudanças sociais no campo da educação escolar. A recuperação do processo de construção dos sentidos em disputa ou negociados entre a comunidade acadêmica e a esfera governamental revela o quanto a profissionalização da docência no Brasil, remete, explicita ou implicitamente, à luta pela hegemonia de determinados projetos de sociedade e apenas secundariamente à delimitação de uma jurisdição específica. |
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