Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Lúcia Cunha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, José Vieira de, Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda, Meneghel, Stela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693
Resumo: O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes.  
id UFRGS-22_e4b87331d81eb432ef53f4e42ba4ef6f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/122693
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos EstudantesNova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante.O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes.  ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12269310.21573/vol38n002022.122693REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693/86627Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Ana Lúcia CunhaSousa, José Vieira dePeixoto, Maria do Carmo de LacerdaMeneghel, Stela Maria2023-05-15T11:59:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/122693Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:59:04Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
title Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
spellingShingle Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
Duarte, Ana Lúcia Cunha
Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante.
title_short Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
title_full Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
title_fullStr Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
title_full_unstemmed Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
title_sort Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
author Duarte, Ana Lúcia Cunha
author_facet Duarte, Ana Lúcia Cunha
Sousa, José Vieira de
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
Meneghel, Stela Maria
author_role author
author2 Sousa, José Vieira de
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
Meneghel, Stela Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Lúcia Cunha
Sousa, José Vieira de
Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda
Meneghel, Stela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante.
topic Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante.
description O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693
10.21573/vol38n002022.122693
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.122693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693/86627
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372986650624