Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ezequiel Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Müler, Maria Cândida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO.
id UFRGS-22_f9315a1ed24a9bee4edc96d39b827d5d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55347
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporâneaEducaçãoformação docenteletramento.Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5534710.21573/vol31n32015.55347REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 6062447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020Barbosa, Ezequiel FerreiraMüler, Maria Cândidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/55347Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
title Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
spellingShingle Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
Barbosa, Ezequiel Ferreira
Educação
formação docente
letramento.
title_short Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
title_full Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
title_fullStr Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
title_full_unstemmed Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
title_sort Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
author Barbosa, Ezequiel Ferreira
author_facet Barbosa, Ezequiel Ferreira
Müler, Maria Cândida
author_role author
author2 Müler, Maria Cândida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ezequiel Ferreira
Müler, Maria Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
formação docente
letramento.
topic Educação
formação docente
letramento.
description Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347
10.21573/vol31n32015.55347
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347
identifier_str_mv 10.21573/vol31n32015.55347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606
2447-4193
1678-166X
10.21573/vol31n32015
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370930393088