Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO. |
id |
UFRGS-22_f9315a1ed24a9bee4edc96d39b827d5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55347 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporâneaEducaçãoformação docenteletramento.Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5534710.21573/vol31n32015.55347REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 6062447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020Barbosa, Ezequiel FerreiraMüler, Maria Cândidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/55347Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
title |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
spellingShingle |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea Barbosa, Ezequiel Ferreira Educação formação docente letramento. |
title_short |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
title_full |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
title_fullStr |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
title_full_unstemmed |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
title_sort |
Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea |
author |
Barbosa, Ezequiel Ferreira |
author_facet |
Barbosa, Ezequiel Ferreira Müler, Maria Cândida |
author_role |
author |
author2 |
Müler, Maria Cândida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ezequiel Ferreira Müler, Maria Cândida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação formação docente letramento. |
topic |
Educação formação docente letramento. |
description |
Este artigo tem como objetivo abordar questões referentes à educação contemporânea e o papel da escola como espaço social de reflexão na luta contra as desigualdades e como instrumento necessário para a construção da cidadania. Traz algumas reflexões sobre a formação docente e seu papel como agente transformador na sociedade. Tendo como temática a leitura e a escrita como meio de apropriação do conhecimento, aborda questões relacionadas ao letramento e aos saberes docentes necessários para sua atuação como agente letrador. Aborda também a necessidade da busca por uma formação docente de qualidade para o desenvolvimento de práticas inovadoras e significativas. Ademais, traz os resultados de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública estadual de Vilhena-RO. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347 10.21573/vol31n32015.55347 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n32015.55347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 587 - 606 2447-4193 1678-166X 10.21573/vol31n32015 reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370930393088 |