Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113096 |
Resumo: | O objetivo do artigo é comparar o rendimento de alunos provenientes de ações afirmativas (AA) com os de ampla concorrência (AC) no curso de Nutrição da UFG e associá-lo a fatores estressores e à forma de ingresso. O procedimento metodológico adotado foi a construção de séries temporais e regressão múltipla. Alunos de AA apresentaram rendimento menor que o de AC. Dificuldades de aprendizagem tiveram maior associação com as médias. As médias globais das AA foram ascendentes e acima do mínimo. Palavras-chave: Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior. |
id |
UFRGS-22_fd191d6ff0a976afb5da0a426f84adac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113096 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores AssociadosAção Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior.O objetivo do artigo é comparar o rendimento de alunos provenientes de ações afirmativas (AA) com os de ampla concorrência (AC) no curso de Nutrição da UFG e associá-lo a fatores estressores e à forma de ingresso. O procedimento metodológico adotado foi a construção de séries temporais e regressão múltipla. Alunos de AA apresentaram rendimento menor que o de AC. Dificuldades de aprendizagem tiveram maior associação com as médias. As médias globais das AA foram ascendentes e acima do mínimo. Palavras-chave: Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo híbrido (longitudinal retrospectivo e transversal)application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11309610.21573/vol38n002022.113096REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113096/85830Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToméi, Maria Cristina da MotaPriebe, Débora Danielle Alves MoraesCarvalho Francescantonio Menezes, Ida HelenaSugai, AndréaSousa, Lucilene Maria de2023-05-15T10:57:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/113096Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T10:57:08Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
title |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
spellingShingle |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados Toméi, Maria Cristina da Mota Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior. |
title_short |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
title_full |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
title_fullStr |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
title_full_unstemmed |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
title_sort |
Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados |
author |
Toméi, Maria Cristina da Mota |
author_facet |
Toméi, Maria Cristina da Mota Priebe, Débora Danielle Alves Moraes Carvalho Francescantonio Menezes, Ida Helena Sugai, Andréa Sousa, Lucilene Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Priebe, Débora Danielle Alves Moraes Carvalho Francescantonio Menezes, Ida Helena Sugai, Andréa Sousa, Lucilene Maria de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toméi, Maria Cristina da Mota Priebe, Débora Danielle Alves Moraes Carvalho Francescantonio Menezes, Ida Helena Sugai, Andréa Sousa, Lucilene Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior. |
topic |
Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior. |
description |
O objetivo do artigo é comparar o rendimento de alunos provenientes de ações afirmativas (AA) com os de ampla concorrência (AC) no curso de Nutrição da UFG e associá-lo a fatores estressores e à forma de ingresso. O procedimento metodológico adotado foi a construção de séries temporais e regressão múltipla. Alunos de AA apresentaram rendimento menor que o de AC. Dificuldades de aprendizagem tiveram maior associação com as médias. As médias globais das AA foram ascendentes e acima do mínimo. Palavras-chave: Ação Afirmativa. Desempenho acadêmico. Educação Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo híbrido (longitudinal retrospectivo e transversal) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113096 10.21573/vol38n002022.113096 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113096 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.113096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113096/85830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372687806464 |