Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102317 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi investigar a relação entre os diferentes tipos de escolas públicas cearenses de Ensino Médio e o desempenho dos alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, foi realizada uma análise estatística descritiva com as notas de desempenho de 155 escolas do Ensino Médio da cidade de Fortaleza. Os resultados mostraram que as escolas de Educação Profissional tiveram melhor desempenho do que as Escolas Regulares e de Escolas de Tempo Integral, todavia, esses estão associados a complexidade de gestão da escola (ICG) e a quantidades de horas-aulas diária. |
id |
UFRGS-22_fecdee9e2334d97ae6bd4af17d286c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/102317 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece)Tipos escolarSpaeceAvaliaçãoPolítica educacional.O objetivo dessa pesquisa foi investigar a relação entre os diferentes tipos de escolas públicas cearenses de Ensino Médio e o desempenho dos alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, foi realizada uma análise estatística descritiva com as notas de desempenho de 155 escolas do Ensino Médio da cidade de Fortaleza. Os resultados mostraram que as escolas de Educação Profissional tiveram melhor desempenho do que as Escolas Regulares e de Escolas de Tempo Integral, todavia, esses estão associados a complexidade de gestão da escola (ICG) e a quantidades de horas-aulas diária.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10231710.21573/vol37n12021.102317REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-182Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-182Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-1822447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102317/61613Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Batista daDuarte, Patrícia FélixRebouças, Aline de OliveiraVidal, Eloísa Maia2021-05-17T22:33:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/102317Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:06Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
title |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
spellingShingle |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) Silva, João Batista da Tipos escolar Spaece Avaliação Política educacional. |
title_short |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
title_full |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
title_fullStr |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
title_sort |
Uma análise dos resultados dos diferentes tipos de escolas públicas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) |
author |
Silva, João Batista da |
author_facet |
Silva, João Batista da Duarte, Patrícia Félix Rebouças, Aline de Oliveira Vidal, Eloísa Maia |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Patrícia Félix Rebouças, Aline de Oliveira Vidal, Eloísa Maia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Batista da Duarte, Patrícia Félix Rebouças, Aline de Oliveira Vidal, Eloísa Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tipos escolar Spaece Avaliação Política educacional. |
topic |
Tipos escolar Spaece Avaliação Política educacional. |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a relação entre os diferentes tipos de escolas públicas cearenses de Ensino Médio e o desempenho dos alunos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, foi realizada uma análise estatística descritiva com as notas de desempenho de 155 escolas do Ensino Médio da cidade de Fortaleza. Os resultados mostraram que as escolas de Educação Profissional tiveram melhor desempenho do que as Escolas Regulares e de Escolas de Tempo Integral, todavia, esses estão associados a complexidade de gestão da escola (ICG) e a quantidades de horas-aulas diária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102317 10.21573/vol37n12021.102317 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102317 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n12021.102317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102317/61613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-182 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-182 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 158-182 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372155129856 |