RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ConTexto |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380 |
Resumo: | Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro. |
id |
UFRGS-23_876b400065ca4c5efc5a71ad244906df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/94380 |
network_acronym_str |
UFRGS-23 |
network_name_str |
ConTexto |
repository_id_str |
|
spelling |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRAResponsabilidade FinanceiraEducação FinanceiraAlfabetização FinanceiraInadimplênciaClasse C Brasileira.Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro.UFRGS2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 20182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMette, Frederike Monika BudinerAraldi, TamilaRohde, Liliane Antunes2019-07-13T18:59:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/94380Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2019-07-13T18:59:34ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
title |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
spellingShingle |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA Mette, Frederike Monika Budiner Responsabilidade Financeira Educação Financeira Alfabetização Financeira Inadimplência Classe C Brasileira. |
title_short |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
title_full |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
title_fullStr |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
title_sort |
RESPONSABILIDADE FINANCEIRA: COMO A EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA INFLUENCIAM A INADINPLÊNCIA? UMA ANÁLISE DA CLASSE C BRASILEIRA |
author |
Mette, Frederike Monika Budiner |
author_facet |
Mette, Frederike Monika Budiner Araldi, Tamila Rohde, Liliane Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Araldi, Tamila Rohde, Liliane Antunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mette, Frederike Monika Budiner Araldi, Tamila Rohde, Liliane Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Financeira Educação Financeira Alfabetização Financeira Inadimplência Classe C Brasileira. |
topic |
Responsabilidade Financeira Educação Financeira Alfabetização Financeira Inadimplência Classe C Brasileira. |
description |
Neste artigo tem-se o objetivo geral de analisar a existência de uma relação entre os constructos da alfabetização e educação financeira - o conhecimento financeiro, comportamento financeiro e a atitude financeira - com propensão à inadimplência, junto à classe C brasileira. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma triangulação, com coleta de dados qualitativa, através de entrevistas individuais, e quantitativas, com uma survey, com consumidores da classe C. Dentre os principais resultados tem-se que a menor propensão à inadimplência dos consumidores de classe C está relacionada à capacidade dos mesmos não tomarem dinheiro emprestado com conhecidos e também com o seu nível de conhecimento financeiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94380/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ConTexto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ConTexto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 2018 2175-8751 1676-6016 reponame:ConTexto instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
ConTexto |
collection |
ConTexto |
repository.name.fl_str_mv |
ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br |
_version_ |
1799766350309097472 |