Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacomini, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Minhoto, Maria Angélica P., Camargo, Rubens Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51386
Resumo: O texto apresenta aspectos conceituais, políticos e práticos da remuneração e carreira docentes como elementos de análise próprios da área de Financiamento em Educação. Estuda a estrutura da remuneração e da carreira, em diferentes Estados e municípios brasileiros, com o propósito de revelar o impacto das políticas de valorização docente. Entre outras, constata, em várias administrações públicas, a existência de valores de vencimento-base abaixo do piso salarial nacional e uma maior dispersão de vencimentos nas redes municipais de ensino. Conclui que, para definir e, sobretudo, para elevar o padrão remuneratório dos professores brasileiros, é imprescindível o aumento dos fundos destinados à Educação, além da pressão docente e da vontade política de gestores. 
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