Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51386 |
Resumo: | O texto apresenta aspectos conceituais, políticos e práticos da remuneração e carreira docentes como elementos de análise próprios da área de Financiamento em Educação. Estuda a estrutura da remuneração e da carreira, em diferentes Estados e municípios brasileiros, com o propósito de revelar o impacto das políticas de valorização docente. Entre outras, constata, em várias administrações públicas, a existência de valores de vencimento-base abaixo do piso salarial nacional e uma maior dispersão de vencimentos nas redes municipais de ensino. Conclui que, para definir e, sobretudo, para elevar o padrão remuneratório dos professores brasileiros, é imprescindível o aumento dos fundos destinados à Educação, além da pressão docente e da vontade política de gestores. |
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Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010Carreira docenteValorização do magistérioRemuneração do professordispersão salarial.Financiamento da EducaçãoO texto apresenta aspectos conceituais, políticos e práticos da remuneração e carreira docentes como elementos de análise próprios da área de Financiamento em Educação. Estuda a estrutura da remuneração e da carreira, em diferentes Estados e municípios brasileiros, com o propósito de revelar o impacto das políticas de valorização docente. Entre outras, constata, em várias administrações públicas, a existência de valores de vencimento-base abaixo do piso salarial nacional e uma maior dispersão de vencimentos nas redes municipais de ensino. Conclui que, para definir e, sobretudo, para elevar o padrão remuneratório dos professores brasileiros, é imprescindível o aumento dos fundos destinados à Educação, além da pressão docente e da vontade política de gestores. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2012-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51386FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 2 (2012)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 2 (2012)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51386/31840Jacomini, Márcia AparecidaMinhoto, Maria Angélica P.Camargo, Rubens Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-19T13:54:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/51386Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T13:54:21FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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