Percepção dos alunos sobre a EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceron, Elisabete Bisuti
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142811
Resumo: O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho.
id UFRGS-2_005e9320d9f6015d2571d0575b7780a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142811
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ceron, Elisabete BisutiPorto, Leonardo2016-06-21T02:09:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/142811000993217O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho.application/pdfporEnsino a distânciaAlunoTutoriaEnsino superiorPercepção dos alunos sobre a EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização Tutoria em Educação á Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993217.pdf000993217.pdfTexto completoapplication/pdf160232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/1/000993217.pdf9a7061d2b3a278cebd3c3da1393d1112MD51TEXT000993217.pdf.txt000993217.pdf.txtExtracted Texttext/plain43452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/2/000993217.pdf.txt7902f33f4e51529306b0fa74ffc5c435MD52THUMBNAIL000993217.pdf.jpg000993217.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/3/000993217.pdf.jpgc1dcb47cbf1ee0e77a2b9ec7c4f42e04MD5310183/1428112021-12-06 05:42:05.084819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142811Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos alunos sobre a EAD
title Percepção dos alunos sobre a EAD
spellingShingle Percepção dos alunos sobre a EAD
Ceron, Elisabete Bisuti
Ensino a distância
Aluno
Tutoria
Ensino superior
title_short Percepção dos alunos sobre a EAD
title_full Percepção dos alunos sobre a EAD
title_fullStr Percepção dos alunos sobre a EAD
title_full_unstemmed Percepção dos alunos sobre a EAD
title_sort Percepção dos alunos sobre a EAD
author Ceron, Elisabete Bisuti
author_facet Ceron, Elisabete Bisuti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceron, Elisabete Bisuti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo
contributor_str_mv Porto, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aluno
Tutoria
Ensino superior
topic Ensino a distância
Aluno
Tutoria
Ensino superior
description O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142811
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993217
url http://hdl.handle.net/10183/142811
identifier_str_mv 000993217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/1/000993217.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/2/000993217.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/3/000993217.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a7061d2b3a278cebd3c3da1393d1112
7902f33f4e51529306b0fa74ffc5c435
c1dcb47cbf1ee0e77a2b9ec7c4f42e04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175819165696