Percepção dos alunos sobre a EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142811 |
Resumo: | O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho. |
id |
UFRGS-2_005e9320d9f6015d2571d0575b7780a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142811 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ceron, Elisabete BisutiPorto, Leonardo2016-06-21T02:09:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/142811000993217O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho.application/pdfporEnsino a distânciaAlunoTutoriaEnsino superiorPercepção dos alunos sobre a EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização Tutoria em Educação á Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993217.pdf000993217.pdfTexto completoapplication/pdf160232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/1/000993217.pdf9a7061d2b3a278cebd3c3da1393d1112MD51TEXT000993217.pdf.txt000993217.pdf.txtExtracted Texttext/plain43452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/2/000993217.pdf.txt7902f33f4e51529306b0fa74ffc5c435MD52THUMBNAIL000993217.pdf.jpg000993217.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/3/000993217.pdf.jpgc1dcb47cbf1ee0e77a2b9ec7c4f42e04MD5310183/1428112021-12-06 05:42:05.084819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142811Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
title |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
spellingShingle |
Percepção dos alunos sobre a EAD Ceron, Elisabete Bisuti Ensino a distância Aluno Tutoria Ensino superior |
title_short |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
title_full |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
title_fullStr |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
title_full_unstemmed |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
title_sort |
Percepção dos alunos sobre a EAD |
author |
Ceron, Elisabete Bisuti |
author_facet |
Ceron, Elisabete Bisuti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceron, Elisabete Bisuti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Aluno Tutoria Ensino superior |
topic |
Ensino a distância Aluno Tutoria Ensino superior |
description |
O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:09:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142811 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993217 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142811 |
identifier_str_mv |
000993217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/1/000993217.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/2/000993217.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142811/3/000993217.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a7061d2b3a278cebd3c3da1393d1112 7902f33f4e51529306b0fa74ffc5c435 c1dcb47cbf1ee0e77a2b9ec7c4f42e04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447175819165696 |