Efeitos do início da aquisição na consciência fonológica da Libras em crianças e adolescentes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Carina Rebello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Finger, Ingrid, Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187744
Resumo: O presente estudo verificou o nível de consciência fonológica na Libras em crianças e adolescentes surdos bilíngues Libras/Português, com faixa etária entre 9 e 14 anos, com início da exposição à Libras, primeira língua, entre 0-4 anos de idade e após 4 anos de idade (precoce e tardia). A investigação foi conduzida por meio de um Teste de Consciência Fonológica da Libras (TCF-Libras) que contemplou os parâmetros configuração de mão (CM), locação/ponto de articulação (L) e movimento (M). O TCF-Libras foi apresentado em um computador com o software E-Prime, que registrou as respostas dos participantes (percentual de erro e tempo de resposta) no julgamento dos parâmetros CM, L e M. Os resultados revelaram efeitos positivos da aquisição precoce na consciência fonológica da Libras, corroborando com estudos anteriores sobre efeitos do início da aquisição da linguagem, em diferentes níveis linguísticos. Os achados reforçam a importância de as crianças surdas serem expostas à Libras desde o nascimento ou o mais cedo possível, o que permite o acesso completo de informações linguísticas, visando garantir o processo de aquisição da linguagem em período análogo às crianças ouvintes, e impedir a instalação de atraso linguístico e/ou comprometimentos futuros no desenvolvimento.
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spelling Cruz, Carina RebelloFinger, IngridFontes, Ana Beatriz Arêas da Luz2019-01-15T04:03:13Z20172526-2718http://hdl.handle.net/10183/187744001084900O presente estudo verificou o nível de consciência fonológica na Libras em crianças e adolescentes surdos bilíngues Libras/Português, com faixa etária entre 9 e 14 anos, com início da exposição à Libras, primeira língua, entre 0-4 anos de idade e após 4 anos de idade (precoce e tardia). A investigação foi conduzida por meio de um Teste de Consciência Fonológica da Libras (TCF-Libras) que contemplou os parâmetros configuração de mão (CM), locação/ponto de articulação (L) e movimento (M). O TCF-Libras foi apresentado em um computador com o software E-Prime, que registrou as respostas dos participantes (percentual de erro e tempo de resposta) no julgamento dos parâmetros CM, L e M. Os resultados revelaram efeitos positivos da aquisição precoce na consciência fonológica da Libras, corroborando com estudos anteriores sobre efeitos do início da aquisição da linguagem, em diferentes níveis linguísticos. Os achados reforçam a importância de as crianças surdas serem expostas à Libras desde o nascimento ou o mais cedo possível, o que permite o acesso completo de informações linguísticas, visando garantir o processo de aquisição da linguagem em período análogo às crianças ouvintes, e impedir a instalação de atraso linguístico e/ou comprometimentos futuros no desenvolvimento.The present study investigated the level of phonological awareness in Libras in deaf bilingual (Libras/Portuguese) children and adolescents, aged between 9 and 14, who were initially exposed to Libras (L1) between 0-4 years of age or and after the age of 4 (early exposure x late exposure). Participants completed a Phonological Awareness Test (TCF-Libras), which assessed three parameters: Hand configuration (CM), Location/Articulation point (L) and Movement (M). The test was presented on a computer with the use of E-Prime software, which recorded participants’ response time and error percent on the judgment of the three parameters. Results revealed positive effects of early language acquisition on the phonological awareness of Libras, corroborating previous studies on the effects of age of acquisition on the development of different linguistic aspects. The findings reinforce the importance of exposing deaf children to a sign language from birth, or as early as possible, to allow for complete access to linguistic information and guarantee that deaf children’s language acquisition process is analogous to that of hearing children, thus avoiding a linguistic delay and/or future developmental deficits.application/pdfporGradus : revista brasileira de fonologia de laboratório. Curitiba, PR. Vol. 2, n. 1 (dez. 2017), p. [30]-51Consciência fonológicaLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Aquisição de línguaPhonology Awareness in LibrasDeafAge of acquisition effectsEfeitos do início da aquisição na consciência fonológica da Libras em crianças e adolescentes surdosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084900.pdf.txt001084900.pdf.txtExtracted Texttext/plain77355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187744/2/001084900.pdf.txtbd2a13613a078c1ab5d2321d1d2dc99bMD52ORIGINAL001084900.pdfTexto completo (inglês)application/pdf346261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187744/1/001084900.pdfe4b6be0d38f0dd113b7764da203a56afMD5110183/1877442023-06-25 03:42:46.127363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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