Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Michele Moraes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199857
Resumo: O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção.
id UFRGS-2_00f9c8bc4258449124256a0dbd803e72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199857
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Michele Moraes deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2019-10-01T03:41:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/199857001068098O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção.The development of the World Wide Web and the consequent insertion of new technologies in people’s lives have democratized information that once was learnt solely at schools and universities. This enabled people to search for learning objects according to their interests and needs. The aim of this paper is to propose the development of a free virtual language learning tool to work with songs. Because of the interdisciplinary focus of this endeavor, the close partnership with a student of Computer Science has been paramount. Songs are a source of authentic material that have been widely used as language practice since they provide many benefits and can be worked beyond listening practice. Following the Integrative CALL, this language learning tool integrates various skills as well as incorporates direct language learning strategies, essential for developing communicative competence. Moreover, it was not only planned for learners to practice the foreign language through music but also for teachers to create their own lessons. The tool will have a repository of lessons created by teachers and available for all learners who wish to do it. Each lesson of the proposed virtual tool is divided into six sections (vocabulary practice, listening practice, grammar practice, reading practice, pronunciation practice and writing practice), each one working with a different exercise or task related to the song. By combining exercises and tasks that comprises different language learning strategies, all learners could benefit from applying different ways to learn a foreign language, and the lesson focuses not only on context, meaning and communication, but also on comprehension and production problems.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoAprendizagem : LinguasMúsica : EnsinoObjetos de aprendizagemExerciciosLearning languages with songsExercises and tasksLanguage learning strategiesLearning objectsCALLWorking with songs beyond listening practice : the creation of a language learning toolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001068098.pdf.txt001068098.pdf.txtExtracted Texttext/plain83633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/2/001068098.pdf.txt041d9aa9a1c69aae8c4cf743ed6ed376MD52ORIGINAL001068098.pdfTexto completoapplication/pdf979255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/1/001068098.pdf0a2bd671bc567b9b1950abe21bf8bdadMD5110183/1998572022-08-06 04:46:16.963189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199857Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
title Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
spellingShingle Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
Moraes, Michele Moraes de
Língua inglesa
Letramento
Aprendizagem : Linguas
Música : Ensino
Objetos de aprendizagem
Exercicios
Learning languages with songs
Exercises and tasks
Language learning strategies
Learning objects
CALL
title_short Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
title_full Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
title_fullStr Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
title_full_unstemmed Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
title_sort Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
author Moraes, Michele Moraes de
author_facet Moraes, Michele Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Michele Moraes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
contributor_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Letramento
Aprendizagem : Linguas
Música : Ensino
Objetos de aprendizagem
Exercicios
topic Língua inglesa
Letramento
Aprendizagem : Linguas
Música : Ensino
Objetos de aprendizagem
Exercicios
Learning languages with songs
Exercises and tasks
Language learning strategies
Learning objects
CALL
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning languages with songs
Exercises and tasks
Language learning strategies
Learning objects
CALL
description O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199857
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068098
url http://hdl.handle.net/10183/199857
identifier_str_mv 001068098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/2/001068098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/1/001068098.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 041d9aa9a1c69aae8c4cf743ed6ed376
0a2bd671bc567b9b1950abe21bf8bdad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724672994705408