Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199857 |
Resumo: | O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção. |
id |
UFRGS-2_00f9c8bc4258449124256a0dbd803e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199857 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Michele Moraes deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2019-10-01T03:41:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/199857001068098O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção.The development of the World Wide Web and the consequent insertion of new technologies in people’s lives have democratized information that once was learnt solely at schools and universities. This enabled people to search for learning objects according to their interests and needs. The aim of this paper is to propose the development of a free virtual language learning tool to work with songs. Because of the interdisciplinary focus of this endeavor, the close partnership with a student of Computer Science has been paramount. Songs are a source of authentic material that have been widely used as language practice since they provide many benefits and can be worked beyond listening practice. Following the Integrative CALL, this language learning tool integrates various skills as well as incorporates direct language learning strategies, essential for developing communicative competence. Moreover, it was not only planned for learners to practice the foreign language through music but also for teachers to create their own lessons. The tool will have a repository of lessons created by teachers and available for all learners who wish to do it. Each lesson of the proposed virtual tool is divided into six sections (vocabulary practice, listening practice, grammar practice, reading practice, pronunciation practice and writing practice), each one working with a different exercise or task related to the song. By combining exercises and tasks that comprises different language learning strategies, all learners could benefit from applying different ways to learn a foreign language, and the lesson focuses not only on context, meaning and communication, but also on comprehension and production problems.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoAprendizagem : LinguasMúsica : EnsinoObjetos de aprendizagemExerciciosLearning languages with songsExercises and tasksLanguage learning strategiesLearning objectsCALLWorking with songs beyond listening practice : the creation of a language learning toolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001068098.pdf.txt001068098.pdf.txtExtracted Texttext/plain83633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/2/001068098.pdf.txt041d9aa9a1c69aae8c4cf743ed6ed376MD52ORIGINAL001068098.pdfTexto completoapplication/pdf979255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/1/001068098.pdf0a2bd671bc567b9b1950abe21bf8bdadMD5110183/1998572022-08-06 04:46:16.963189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199857Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-08-06T07:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
title |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
spellingShingle |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool Moraes, Michele Moraes de Língua inglesa Letramento Aprendizagem : Linguas Música : Ensino Objetos de aprendizagem Exercicios Learning languages with songs Exercises and tasks Language learning strategies Learning objects CALL |
title_short |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
title_full |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
title_fullStr |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
title_full_unstemmed |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
title_sort |
Working with songs beyond listening practice : the creation of a language learning tool |
author |
Moraes, Michele Moraes de |
author_facet |
Moraes, Michele Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Michele Moraes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
contributor_str_mv |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Letramento Aprendizagem : Linguas Música : Ensino Objetos de aprendizagem Exercicios |
topic |
Língua inglesa Letramento Aprendizagem : Linguas Música : Ensino Objetos de aprendizagem Exercicios Learning languages with songs Exercises and tasks Language learning strategies Learning objects CALL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning languages with songs Exercises and tasks Language learning strategies Learning objects CALL |
description |
O desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-01T03:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199857 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068098 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199857 |
identifier_str_mv |
001068098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/2/001068098.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199857/1/001068098.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
041d9aa9a1c69aae8c4cf743ed6ed376 0a2bd671bc567b9b1950abe21bf8bdad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724672994705408 |