O perfil e o comportamento dos consumidores no mercado pet : uma análise direcionada aos petiscos no segmento de pet food

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Isadora Freitas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271794
Resumo: O TCC em questão tem como tema o perfil do consumidor e a importância do marketing no mercado pet. Para desenvolver o trabalho, foram realizados um referencial teórico e uma pesquisa com tutores de animais de estimação. No referencial teórico, foram abordados conceitos de marketing e comportamento do consumidor, além de uma contextualização sobre o mercado pet no Brasil e no mundo. Já na pesquisa com tutores de animais de estimação, foram coletados dados sobre o perfil do consumidor pet, seus hábitos de consumo e suas principais motivações na hora de escolher produtos, em especial petiscos para seus pets. A pesquisa foi divulgada nas redes sociais (Whatsapp e Instagram) e os resultados foram visualizados através de dados gráficos. A internet foi utilizada para realizar a coleta de dados por conta do potencial de atingir um público maior e com mais diversidade. A coleta dos dados foi realizada do dia 20 de maio de 2022 ao dia 30 de maio de 2022. 441 pessoas participaram da pesquisa. Com base nos resultados da pesquisa e na análise do referencial teórico, o trabalho concluiu que o marketing é fundamental no mercado pet para atrair e fidelizar o consumidor, e que as empresas do setor devem estar atentas às tendências e às necessidades dos clientes para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o trabalho também concluiu que o consumidor pet está cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação, e por isso busca por produtos saudáveis e de qualidade. Esse fator deve ser levado em consideração pelas empresas do setor pet na elaboração de suas estratégias de marketing e na oferta de produtos que atendam a essa demanda.
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