O perfil e o comportamento dos consumidores no mercado pet : uma análise direcionada aos petiscos no segmento de pet food
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271794 |
Resumo: | O TCC em questão tem como tema o perfil do consumidor e a importância do marketing no mercado pet. Para desenvolver o trabalho, foram realizados um referencial teórico e uma pesquisa com tutores de animais de estimação. No referencial teórico, foram abordados conceitos de marketing e comportamento do consumidor, além de uma contextualização sobre o mercado pet no Brasil e no mundo. Já na pesquisa com tutores de animais de estimação, foram coletados dados sobre o perfil do consumidor pet, seus hábitos de consumo e suas principais motivações na hora de escolher produtos, em especial petiscos para seus pets. A pesquisa foi divulgada nas redes sociais (Whatsapp e Instagram) e os resultados foram visualizados através de dados gráficos. A internet foi utilizada para realizar a coleta de dados por conta do potencial de atingir um público maior e com mais diversidade. A coleta dos dados foi realizada do dia 20 de maio de 2022 ao dia 30 de maio de 2022. 441 pessoas participaram da pesquisa. Com base nos resultados da pesquisa e na análise do referencial teórico, o trabalho concluiu que o marketing é fundamental no mercado pet para atrair e fidelizar o consumidor, e que as empresas do setor devem estar atentas às tendências e às necessidades dos clientes para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o trabalho também concluiu que o consumidor pet está cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação, e por isso busca por produtos saudáveis e de qualidade. Esse fator deve ser levado em consideração pelas empresas do setor pet na elaboração de suas estratégias de marketing e na oferta de produtos que atendam a essa demanda. |
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Borba, Isadora Freitas deWaquil, Paulo Dabdab2024-02-09T05:07:56Z2023http://hdl.handle.net/10183/271794001194250O TCC em questão tem como tema o perfil do consumidor e a importância do marketing no mercado pet. Para desenvolver o trabalho, foram realizados um referencial teórico e uma pesquisa com tutores de animais de estimação. No referencial teórico, foram abordados conceitos de marketing e comportamento do consumidor, além de uma contextualização sobre o mercado pet no Brasil e no mundo. Já na pesquisa com tutores de animais de estimação, foram coletados dados sobre o perfil do consumidor pet, seus hábitos de consumo e suas principais motivações na hora de escolher produtos, em especial petiscos para seus pets. A pesquisa foi divulgada nas redes sociais (Whatsapp e Instagram) e os resultados foram visualizados através de dados gráficos. A internet foi utilizada para realizar a coleta de dados por conta do potencial de atingir um público maior e com mais diversidade. A coleta dos dados foi realizada do dia 20 de maio de 2022 ao dia 30 de maio de 2022. 441 pessoas participaram da pesquisa. Com base nos resultados da pesquisa e na análise do referencial teórico, o trabalho concluiu que o marketing é fundamental no mercado pet para atrair e fidelizar o consumidor, e que as empresas do setor devem estar atentas às tendências e às necessidades dos clientes para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o trabalho também concluiu que o consumidor pet está cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação, e por isso busca por produtos saudáveis e de qualidade. Esse fator deve ser levado em consideração pelas empresas do setor pet na elaboração de suas estratégias de marketing e na oferta de produtos que atendam a essa demanda.The present study focuses on the profile of the pet consumer and the importance of marketing in the pet market. To develop the study, a theoretical framework and a survey with pet owners were conducted. The theoretical framework addressed marketing concepts and consumer behavior, as well as a contextualization of the pet market in Brazil and around the world. In the survey with pet owners, data was collected on the profile of the pet consumer, their consumption habits, and their main motivations when choosing products, particularly treats, for their pets. The survey was published on social networks (Whatsapp and Instagram) and the results were visualized through graphic data. The internet was used to collect data because of the potential to reach a larger and more diverse audience. Data collection was carried out from May 20, 2022 to May 30, 2022. 441 people participated in the survey. Based on the results of the survey and the analysis of the theoretical framework, the study concluded that marketing is fundamental in the pet market to attract and retain consumers, and that companies in the sector must be aware of trends and customer needs to stand out in an increasingly competitive market. Additionally, the study concluded that pet consumers are increasingly concerned with the health and well-being of their pets, and therefore seek out healthy and quality products. This factor should be taken into consideration by companies in the pet industry when developing their marketing strategies and offering products that meet this demand.application/pdfporComportamento do consumidorPesquisa de mercadoNutricao animalAnimais domésticosQuestionárioPet marketConsumer profileMarketingSnacksO perfil e o comportamento dos consumidores no mercado pet : uma análise direcionada aos petiscos no segmento de pet foodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de VeterináriaPorto Alegre, BR-RS2023Medicina Veterináriagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194250.pdf.txt001194250.pdf.txtExtracted Texttext/plain60918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271794/2/001194250.pdf.txt04aaebd17ac5b6dfc28f6b3f8c70c647MD52ORIGINAL001194250.pdfTexto completoapplication/pdf876551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271794/1/001194250.pdffcf6aac9424790381e74d114ebb1f364MD5110183/2717942024-02-10 06:09:03.096874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271794Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:09:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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