E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88095 |
Resumo: | O Programa Mais Educação (PME), política indutora da Educação Integral no Brasil, está sendo implementado nas escolas públicas pelos professores comunitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a implementação do PME em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, tendo como objeto de investigação o trabalho do professor comunitário nas interfaces entre políticas locais e do MEC. Através de um estudo de caso foi possível identificar que o professor comunitário não é apenas a pessoa que organiza o funcionamento do Projeto Cidade Escola em interface com o Programa Mais Educação, mas quem está pensando a constituição e consolidação do projeto de educação integral nas escolas municipais. As principais funções do professor comunitário são articular os distintos setores da escola e organizar o processo de integralização da educação. Percebe-se que o PME hoje é um processo, e como tal, carece de discussão a cerca de sua implementação. |
id |
UFRGS-2_0124c9f02b208a804f093ff745119312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88095 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanchotene, Mônica UrrozTitton, Maria Beatriz Pauperio2014-03-01T01:54:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/88095000910588O Programa Mais Educação (PME), política indutora da Educação Integral no Brasil, está sendo implementado nas escolas públicas pelos professores comunitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a implementação do PME em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, tendo como objeto de investigação o trabalho do professor comunitário nas interfaces entre políticas locais e do MEC. Através de um estudo de caso foi possível identificar que o professor comunitário não é apenas a pessoa que organiza o funcionamento do Projeto Cidade Escola em interface com o Programa Mais Educação, mas quem está pensando a constituição e consolidação do projeto de educação integral nas escolas municipais. As principais funções do professor comunitário são articular os distintos setores da escola e organizar o processo de integralização da educação. Percebe-se que o PME hoje é um processo, e como tal, carece de discussão a cerca de sua implementação.application/pdfporEducação integralPrograma Mais Educação.Estudo de casoProfessorCotidianoE ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910588.pdf000910588.pdfTexto completoapplication/pdf172095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/1/000910588.pdf45293e1ec07912f8b5ea6ff0c026e9d4MD51TEXT000910588.pdf.txt000910588.pdf.txtExtracted Texttext/plain62872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/2/000910588.pdf.txt2960f306a81364f846851b3cd2fa7411MD52THUMBNAIL000910588.pdf.jpg000910588.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/3/000910588.pdf.jpg3aa7d2adaf755645877a2005ef3800faMD5310183/880952018-10-18 08:13:37.991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
title |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
spellingShingle |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária Sanchotene, Mônica Urroz Educação integral Programa Mais Educação. Estudo de caso Professor Cotidiano |
title_short |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
title_full |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
title_fullStr |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
title_full_unstemmed |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
title_sort |
E ainda tem uma coisa que tu nem sabe que eu faço : conhecendo o cotidiano de uma professora comunitária |
author |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_facet |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Mônica Urroz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
contributor_str_mv |
Titton, Maria Beatriz Pauperio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Programa Mais Educação. Estudo de caso Professor Cotidiano |
topic |
Educação integral Programa Mais Educação. Estudo de caso Professor Cotidiano |
description |
O Programa Mais Educação (PME), política indutora da Educação Integral no Brasil, está sendo implementado nas escolas públicas pelos professores comunitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a implementação do PME em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, tendo como objeto de investigação o trabalho do professor comunitário nas interfaces entre políticas locais e do MEC. Através de um estudo de caso foi possível identificar que o professor comunitário não é apenas a pessoa que organiza o funcionamento do Projeto Cidade Escola em interface com o Programa Mais Educação, mas quem está pensando a constituição e consolidação do projeto de educação integral nas escolas municipais. As principais funções do professor comunitário são articular os distintos setores da escola e organizar o processo de integralização da educação. Percebe-se que o PME hoje é um processo, e como tal, carece de discussão a cerca de sua implementação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88095 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000910588 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88095 |
identifier_str_mv |
000910588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/1/000910588.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/2/000910588.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88095/3/000910588.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45293e1ec07912f8b5ea6ff0c026e9d4 2960f306a81364f846851b3cd2fa7411 3aa7d2adaf755645877a2005ef3800fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460778340352 |