Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Napoliana Silva de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264468
Resumo: A dificuldade para aprender programação é um assunto fortemente discutido em contextos de cursos da área da Computação, sendo diversos os fatores que atuam como barreiras. Devido a essa preocupação, discussões sobre como implementar estratégias para superar esse desafio têm sido apresentadas, desencadeando novas ações que possam auxiliar o aprendizado de programação. Diante disso, os MOOCs têm se apresentado como ferramentas com potencial para apoiar o ensino presencial e para atender demandas mais específicas de estudantes que buscam aprender programação on-line e de forma autônoma. Nesse contexto, essa pesquisa relata um estudo de caso de um MOOC introdutório sobre programação Arduino, disponibilizado em uma plataforma brasileira de cursos on-line. Técnicas de mineração de dados foram empregadas com o objetivo de encontrar os padrões comportamentais de 2031 estudantes que participaram do curso. Os resultados apontaram números de ações semelhantes entre os participantes, porém dois grupos se destacam entre os que apresentaram médias mais altas de engajamento no curso: estudantes com mais de 30 anos, com nível superior e que gostam do tema do curso; bem como estudantes mais jovens com ensino médio e que adoram o tema do curso.
id UFRGS-2_0135f03966f8f0d694c554947b33c72e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Napoliana Silva dePerry, Gabriela Trindade2023-09-12T03:34:42Z20201851-0086http://hdl.handle.net/10183/264468001175305A dificuldade para aprender programação é um assunto fortemente discutido em contextos de cursos da área da Computação, sendo diversos os fatores que atuam como barreiras. Devido a essa preocupação, discussões sobre como implementar estratégias para superar esse desafio têm sido apresentadas, desencadeando novas ações que possam auxiliar o aprendizado de programação. Diante disso, os MOOCs têm se apresentado como ferramentas com potencial para apoiar o ensino presencial e para atender demandas mais específicas de estudantes que buscam aprender programação on-line e de forma autônoma. Nesse contexto, essa pesquisa relata um estudo de caso de um MOOC introdutório sobre programação Arduino, disponibilizado em uma plataforma brasileira de cursos on-line. Técnicas de mineração de dados foram empregadas com o objetivo de encontrar os padrões comportamentais de 2031 estudantes que participaram do curso. Os resultados apontaram números de ações semelhantes entre os participantes, porém dois grupos se destacam entre os que apresentaram médias mais altas de engajamento no curso: estudantes com mais de 30 anos, com nível superior e que gostam do tema do curso; bem como estudantes mais jovens com ensino médio e que adoram o tema do curso.The difficulty to learn programming is is a topic that is strongly discussed in contexts of Computer courses, and there are several factors that act as barriers. Due to this concern, discussions on how to implement strategies to overcome this challenge have been presented, generating new actions that can help the programming learning. Thus, MOOCs have been presented as tools with the potential to support classroom teaching and to meet more specific demands of students who seek to learn programming online and autonomously. In this context, this research reports a case study of an introductory MOOC on Arduino programming, available on a Brazilian online course platform. Data mining techniques were employed aiming to find the behavioral patterns of 2031 students who participated in the course. The results showed similar numbers of actions among the participants; however two groups stand out among those who showed higher averages of engagement in the course: students over the age of 30, with higher education and who like the subject of the course; as well as younger high school students who love the course theme.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología (TE&ET). La Plata, Argentina. n. 27 (2020), p. 36-45Mineração : Dados estatísticosAmbiente virtual de aprendizagemMOOCProgrammingLearning difficultiesDataminingBehavior patternsEngagementAnálise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma ArduínoAnalysis of the behavioral patterns of students of a MOOC on introduction to programming for the Arduino platform info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175305.pdf.txt001175305.pdf.txtExtracted Texttext/plain55347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264468/2/001175305.pdf.txtaedb09d5d3951e1f031cffce83013951MD52ORIGINAL001175305.pdfTexto completoapplication/pdf368082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264468/1/001175305.pdfe3c5fe3386b459ddc2505da4937d2097MD5110183/2644682024-05-25 06:49:47.278927oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the behavioral patterns of students of a MOOC on introduction to programming for the Arduino platform
title Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
spellingShingle Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
Souza, Napoliana Silva de
Mineração : Dados estatísticos
Ambiente virtual de aprendizagem
MOOC
Programming
Learning difficulties
Datamining
Behavior patterns
Engagement
title_short Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
title_full Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
title_fullStr Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
title_full_unstemmed Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
title_sort Análise dos padrões comportamentais de estudantes de um MOOC sobre iniciação à programação para a plataforma Arduíno
author Souza, Napoliana Silva de
author_facet Souza, Napoliana Silva de
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Napoliana Silva de
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração : Dados estatísticos
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Mineração : Dados estatísticos
Ambiente virtual de aprendizagem
MOOC
Programming
Learning difficulties
Datamining
Behavior patterns
Engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv MOOC
Programming
Learning difficulties
Datamining
Behavior patterns
Engagement
description A dificuldade para aprender programação é um assunto fortemente discutido em contextos de cursos da área da Computação, sendo diversos os fatores que atuam como barreiras. Devido a essa preocupação, discussões sobre como implementar estratégias para superar esse desafio têm sido apresentadas, desencadeando novas ações que possam auxiliar o aprendizado de programação. Diante disso, os MOOCs têm se apresentado como ferramentas com potencial para apoiar o ensino presencial e para atender demandas mais específicas de estudantes que buscam aprender programação on-line e de forma autônoma. Nesse contexto, essa pesquisa relata um estudo de caso de um MOOC introdutório sobre programação Arduino, disponibilizado em uma plataforma brasileira de cursos on-line. Técnicas de mineração de dados foram empregadas com o objetivo de encontrar os padrões comportamentais de 2031 estudantes que participaram do curso. Os resultados apontaram números de ações semelhantes entre os participantes, porém dois grupos se destacam entre os que apresentaram médias mais altas de engajamento no curso: estudantes com mais de 30 anos, com nível superior e que gostam do tema do curso; bem como estudantes mais jovens com ensino médio e que adoram o tema do curso.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T03:34:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264468
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1851-0086
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175305
identifier_str_mv 1851-0086
001175305
url http://hdl.handle.net/10183/264468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología (TE&ET). La Plata, Argentina. n. 27 (2020), p. 36-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264468/2/001175305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264468/1/001175305.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aedb09d5d3951e1f031cffce83013951
e3c5fe3386b459ddc2505da4937d2097
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447838876762112