Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264386 |
Resumo: | A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos On-li-ne Massivos e Abertos (MOOCs). A partir desse atributo, os estudantes ga-nharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plata-formas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensa-mentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que, muitas vezes, não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos e teve o total de 111 comentá-rios. Os resultados levaram à identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso. |
id |
UFRGS-2_43ccdd47dea721ad690725cdaaad96df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264386 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Napoliana Silva dePerry, Gabriela Trindade2023-09-09T03:30:38Z20222177-8310http://hdl.handle.net/10183/264386001175225A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos On-li-ne Massivos e Abertos (MOOCs). A partir desse atributo, os estudantes ga-nharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plata-formas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensa-mentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que, muitas vezes, não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos e teve o total de 111 comentá-rios. Os resultados levaram à identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso.Openness is one of the key qualities built into Massive and Open On-line Courses (MOOCs). From this attribute, students gained space and freedom to create, communicate and express themselves on learning platforms. In this context, textual exposure in MOOCs is common, allowing students to share their thoughts in an open way. These textually represented thoughts are accompanied by sentiments that are often not noticed by teachers. Therefore, this research was guided by the objective of identifying the sentiments exposed in an open way in comments of videos of a MOOC, available on YouTube. The concept of open thinking was the theoretical approach that supported the study. Sentiment analysis was carried out through a methodological composition based on the use of a dictionary, and a social media mining process. The MOOC consisted of 11 videos, and had 111 comments. The results led to the identification of four groups of expression of feelings: thanks, appreciation, inquiry and recognition. The prevailing sentiments are positive and directed mainly towards the teacher and the course contents.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol.12, n. 2 (2020)EmoçõesAmbiente virtual de aprendizagemMOOCSentiment analysisOpen thinkingAnálise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos tambémAnalysis of comments on videos of a MOOC : the course is open and so are sentimentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175225.pdf.txt001175225.pdf.txtExtracted Texttext/plain33185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264386/2/001175225.pdf.txt5f250b551d770e4b182704e9df8d20aaMD52ORIGINAL001175225.pdfTexto completoapplication/pdf319498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264386/1/001175225.pdfcca3c620ab1c3b60028f06024cb87776MD5110183/2643862023-09-10 03:32:24.127019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264386Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:32:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of comments on videos of a MOOC : the course is open and so are sentiments |
title |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
spellingShingle |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também Souza, Napoliana Silva de Emoções Ambiente virtual de aprendizagem MOOC Sentiment analysis Open thinking |
title_short |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
title_full |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
title_fullStr |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
title_full_unstemmed |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
title_sort |
Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também |
author |
Souza, Napoliana Silva de |
author_facet |
Souza, Napoliana Silva de Perry, Gabriela Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Perry, Gabriela Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Napoliana Silva de Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Emoções Ambiente virtual de aprendizagem MOOC Sentiment analysis Open thinking |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
MOOC Sentiment analysis Open thinking |
description |
A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos On-li-ne Massivos e Abertos (MOOCs). A partir desse atributo, os estudantes ga-nharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plata-formas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensa-mentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que, muitas vezes, não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos e teve o total de 111 comentá-rios. Os resultados levaram à identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-09T03:30:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264386 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-8310 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175225 |
identifier_str_mv |
2177-8310 001175225 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
EAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol.12, n. 2 (2020) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264386/2/001175225.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264386/1/001175225.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f250b551d770e4b182704e9df8d20aa cca3c620ab1c3b60028f06024cb87776 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225098313596928 |