Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18658 |
Resumo: | Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento. |
id |
UFRGS-2_0140601b8d97818232a1db5ee11fb933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kuhn, Sofia AumondRosa, Russel Teresinha Dutra da2010-03-05T04:14:56Z2009http://hdl.handle.net/10183/18658000730563Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento.application/pdfporQualidade do ensinoEnsinar ciências considerando a diversidade dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2009Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000730563.pdf.txt000730563.pdf.txtExtracted Texttext/plain64833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/2/000730563.pdf.txt9bafcc79561b6e04d9962129d27f00feMD52ORIGINAL000730563.pdf000730563.pdfTexto completoapplication/pdf231201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/1/000730563.pdffc60f9b050b89eed8e6321dd14000be3MD51THUMBNAIL000730563.pdf.jpg000730563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/3/000730563.pdf.jpg3322848f2377dc6f80aff3e73548088eMD5310183/186582024-07-28 06:03:49.968432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18658Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-07-28T09:03:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
title |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
spellingShingle |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos Kuhn, Sofia Aumond Qualidade do ensino |
title_short |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
title_full |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
title_fullStr |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
title_full_unstemmed |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
title_sort |
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos |
author |
Kuhn, Sofia Aumond |
author_facet |
Kuhn, Sofia Aumond |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Sofia Aumond |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade do ensino |
topic |
Qualidade do ensino |
description |
Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-05T04:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18658 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000730563 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18658 |
identifier_str_mv |
000730563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/2/000730563.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/1/000730563.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/3/000730563.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bafcc79561b6e04d9962129d27f00fe fc60f9b050b89eed8e6321dd14000be3 3322848f2377dc6f80aff3e73548088e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724490675650560 |