Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Sofia Aumond
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18658
Resumo: Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento.
id UFRGS-2_0140601b8d97818232a1db5ee11fb933
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kuhn, Sofia AumondRosa, Russel Teresinha Dutra da2010-03-05T04:14:56Z2009http://hdl.handle.net/10183/18658000730563Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento.application/pdfporQualidade do ensinoEnsinar ciências considerando a diversidade dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2009Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000730563.pdf.txt000730563.pdf.txtExtracted Texttext/plain64833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/2/000730563.pdf.txt9bafcc79561b6e04d9962129d27f00feMD52ORIGINAL000730563.pdf000730563.pdfTexto completoapplication/pdf231201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/1/000730563.pdffc60f9b050b89eed8e6321dd14000be3MD51THUMBNAIL000730563.pdf.jpg000730563.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/3/000730563.pdf.jpg3322848f2377dc6f80aff3e73548088eMD5310183/186582024-07-28 06:03:49.968432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18658Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-07-28T09:03:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
title Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
spellingShingle Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
Kuhn, Sofia Aumond
Qualidade do ensino
title_short Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
title_full Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
title_fullStr Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
title_full_unstemmed Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
title_sort Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
author Kuhn, Sofia Aumond
author_facet Kuhn, Sofia Aumond
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Sofia Aumond
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do ensino
topic Qualidade do ensino
description Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-05T04:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000730563
url http://hdl.handle.net/10183/18658
identifier_str_mv 000730563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/2/000730563.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/1/000730563.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18658/3/000730563.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bafcc79561b6e04d9962129d27f00fe
fc60f9b050b89eed8e6321dd14000be3
3322848f2377dc6f80aff3e73548088e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724490675650560