As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Helena Noronha
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257714
Resumo: O presente trabalho busca analisar as relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e suas formas de considerarem os erros dos alunos. As respostas dos participantes da pesquisa, professores dos Departamentos de Matemática das Instituições de Ensino Superior da Grande Porto Alegre, a um questionário aberto, forneceram elementos para responder às questões: Quais as concepções sobre Matemática que prevalecem entre os professores? Quais as relações entre as concepções dos professores e as formas de considerarem os erros dos alunos? Como se apresentam as incoerências entre as práticas dos professores, suas concepções e suas formas de considerarem os erros? Foram escolhidos seis professores, dentre os que responderam ao questionário, para preencher uma Ficha de Dados e serem entrevistados, com o intuito de aprofundar as questões e esclarecer as opiniões apresentadas. Após a análise das respostas dos questionários e das entrevistas, é apresentada proposta de reformulação do ensino nos cursos de Licenciatura em Matemática, especialmente quanto à utilização dos erros como fator potencial de desenvolvimento dos alunos, proposta essa baseada em pressupostos lakatosianos e vygotskianos, privilegiando uma avaliação dinâmica, que leve em consideração a interação entre o aluno, os colega e o professor.
id URGS_778947e58e673dcbf890bd15d4580f26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257714
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cury, Helena NoronhaMouriño Mosquera, Juan José2023-05-04T04:02:03Z1994http://hdl.handle.net/10183/257714000093963O presente trabalho busca analisar as relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e suas formas de considerarem os erros dos alunos. As respostas dos participantes da pesquisa, professores dos Departamentos de Matemática das Instituições de Ensino Superior da Grande Porto Alegre, a um questionário aberto, forneceram elementos para responder às questões: Quais as concepções sobre Matemática que prevalecem entre os professores? Quais as relações entre as concepções dos professores e as formas de considerarem os erros dos alunos? Como se apresentam as incoerências entre as práticas dos professores, suas concepções e suas formas de considerarem os erros? Foram escolhidos seis professores, dentre os que responderam ao questionário, para preencher uma Ficha de Dados e serem entrevistados, com o intuito de aprofundar as questões e esclarecer as opiniões apresentadas. Após a análise das respostas dos questionários e das entrevistas, é apresentada proposta de reformulação do ensino nos cursos de Licenciatura em Matemática, especialmente quanto à utilização dos erros como fator potencial de desenvolvimento dos alunos, proposta essa baseada em pressupostos lakatosianos e vygotskianos, privilegiando uma avaliação dinâmica, que leve em consideração a interação entre o aluno, os colega e o professor.The present paper aims to analyze the relationship between the conceptions about Mathematics held by the professors and their ways of considering the students' errors. The subjects - faculty members of Mathematics Departments from universities in the Porto Alegre area - answered to an open questionnaire and provided the elements to answer the following questions: What are the conceptions about Mathematics which prevail among the professors? What are the relationships between the professors' conceptions and their ways of considering the students' errors? How are the incoherences among the professors' teaching, their conceptions and their ways of considering the errors presented? Among those who answered the questionnaire, six professors were chosen to fill a file card and to be interviewed, with the purpose to study the matter further and elucidate the opinions presented. After the analysis of the answers to the questionnaires and interviews, a proposal to reform the teacher training syllabuses is presented, specially in relation to the use of errors as a potential factor in the students' development. Such proposal is based on lakatosians and vygotskians approaches, favoring a dynamic evaluation, that takes into consideration the interaction among the student, the classmates and the professor.application/pdfporErroMatemáticaEnsinoAs concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1994doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000093963.pdf.txt000093963.pdf.txtExtracted Texttext/plain496313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257714/2/000093963.pdf.txt6faabb49d89474f3389b9206c069d65cMD52ORIGINAL000093963.pdfTexto completoapplication/pdf21668590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257714/1/000093963.pdfbc7922f0f4ecb6c4bebd3c972a92ec2cMD5110183/2577142023-05-10 03:27:04.483965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:27:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
title As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
spellingShingle As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
Cury, Helena Noronha
Erro
Matemática
Ensino
title_short As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
title_full As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
title_fullStr As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
title_full_unstemmed As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
title_sort As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos
author Cury, Helena Noronha
author_facet Cury, Helena Noronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
contributor_str_mv Mouriño Mosquera, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Matemática
Ensino
topic Erro
Matemática
Ensino
description O presente trabalho busca analisar as relações entre as concepções de Matemática assumidas pelos professores e suas formas de considerarem os erros dos alunos. As respostas dos participantes da pesquisa, professores dos Departamentos de Matemática das Instituições de Ensino Superior da Grande Porto Alegre, a um questionário aberto, forneceram elementos para responder às questões: Quais as concepções sobre Matemática que prevalecem entre os professores? Quais as relações entre as concepções dos professores e as formas de considerarem os erros dos alunos? Como se apresentam as incoerências entre as práticas dos professores, suas concepções e suas formas de considerarem os erros? Foram escolhidos seis professores, dentre os que responderam ao questionário, para preencher uma Ficha de Dados e serem entrevistados, com o intuito de aprofundar as questões e esclarecer as opiniões apresentadas. Após a análise das respostas dos questionários e das entrevistas, é apresentada proposta de reformulação do ensino nos cursos de Licenciatura em Matemática, especialmente quanto à utilização dos erros como fator potencial de desenvolvimento dos alunos, proposta essa baseada em pressupostos lakatosianos e vygotskianos, privilegiando uma avaliação dinâmica, que leve em consideração a interação entre o aluno, os colega e o professor.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T04:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257714
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000093963
url http://hdl.handle.net/10183/257714
identifier_str_mv 000093963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257714/2/000093963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257714/1/000093963.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6faabb49d89474f3389b9206c069d65c
bc7922f0f4ecb6c4bebd3c972a92ec2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309215400558592