O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273614 |
Resumo: | A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica. |
id |
UFRGS-2_0147657cff31f890c6d0534e2ee4fb1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273614 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hirata, Ana Carolina CezarioNicolao, Leonardo2024-03-15T05:01:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/273614001193861A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica.The prevailing culture of excessive consumption in the fashion industry exerts a strong influence on consumer behaviors and consumption patterns. In response, sustainable fashion strives to mitigate environmental impacts by exploring alternatives such as producing items with sustainable attributes. Despite the growing interest in sustainable fashion, obstacles like lack of awareness and behavioral factors limit its dissemination. Understanding the significance of attributes valued by consumers in the purchasing process is of paramount importance. Consequently, a quantitative research approach was employed to investigate the impact of sustainability appeals on consumer purchase intent for apparel products. The results highlight that consumers exhibited a favorable attitude towards recommending sustainable products and displayed greater sensitivity to sustainability communication, particularly when linked to organic raw materials.application/pdfporModaComportamento do consumidorSustentabilidadeAtributos de valorConsumer behaviorPurchase intentionAttitudeSustainable attributesSustainable fashionO impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193861.pdf.txt001193861.pdf.txtExtracted Texttext/plain73656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/2/001193861.pdf.txt7a391dbc3d40606c60f808cd912b6ebcMD52ORIGINAL001193861.pdfTexto completoapplication/pdf731378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/1/001193861.pdf7e6526e54f8e43910d9e096013ef5381MD5110183/2736142024-03-16 05:07:58.021728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273614Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:07:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
title |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
spellingShingle |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável Hirata, Ana Carolina Cezario Moda Comportamento do consumidor Sustentabilidade Atributos de valor Consumer behavior Purchase intention Attitude Sustainable attributes Sustainable fashion |
title_short |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
title_full |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
title_fullStr |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
title_full_unstemmed |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
title_sort |
O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável |
author |
Hirata, Ana Carolina Cezario |
author_facet |
Hirata, Ana Carolina Cezario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirata, Ana Carolina Cezario |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
contributor_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Comportamento do consumidor Sustentabilidade Atributos de valor |
topic |
Moda Comportamento do consumidor Sustentabilidade Atributos de valor Consumer behavior Purchase intention Attitude Sustainable attributes Sustainable fashion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Purchase intention Attitude Sustainable attributes Sustainable fashion |
description |
A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-15T05:01:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273614 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273614 |
identifier_str_mv |
001193861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/2/001193861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/1/001193861.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a391dbc3d40606c60f808cd912b6ebc 7e6526e54f8e43910d9e096013ef5381 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447361927774208 |