O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirata, Ana Carolina Cezario
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273614
Resumo: A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica.
id UFRGS-2_0147657cff31f890c6d0534e2ee4fb1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273614
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hirata, Ana Carolina CezarioNicolao, Leonardo2024-03-15T05:01:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/273614001193861A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica.The prevailing culture of excessive consumption in the fashion industry exerts a strong influence on consumer behaviors and consumption patterns. In response, sustainable fashion strives to mitigate environmental impacts by exploring alternatives such as producing items with sustainable attributes. Despite the growing interest in sustainable fashion, obstacles like lack of awareness and behavioral factors limit its dissemination. Understanding the significance of attributes valued by consumers in the purchasing process is of paramount importance. Consequently, a quantitative research approach was employed to investigate the impact of sustainability appeals on consumer purchase intent for apparel products. The results highlight that consumers exhibited a favorable attitude towards recommending sustainable products and displayed greater sensitivity to sustainability communication, particularly when linked to organic raw materials.application/pdfporModaComportamento do consumidorSustentabilidadeAtributos de valorConsumer behaviorPurchase intentionAttitudeSustainable attributesSustainable fashionO impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193861.pdf.txt001193861.pdf.txtExtracted Texttext/plain73656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/2/001193861.pdf.txt7a391dbc3d40606c60f808cd912b6ebcMD52ORIGINAL001193861.pdfTexto completoapplication/pdf731378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/1/001193861.pdf7e6526e54f8e43910d9e096013ef5381MD5110183/2736142024-03-16 05:07:58.021728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273614Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:07:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
title O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
spellingShingle O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
Hirata, Ana Carolina Cezario
Moda
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Atributos de valor
Consumer behavior
Purchase intention
Attitude
Sustainable attributes
Sustainable fashion
title_short O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
title_full O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
title_fullStr O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
title_full_unstemmed O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
title_sort O impacto do apelo de sustentabilidade na intenção de compra de moda sustentável
author Hirata, Ana Carolina Cezario
author_facet Hirata, Ana Carolina Cezario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirata, Ana Carolina Cezario
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Atributos de valor
topic Moda
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Atributos de valor
Consumer behavior
Purchase intention
Attitude
Sustainable attributes
Sustainable fashion
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Purchase intention
Attitude
Sustainable attributes
Sustainable fashion
description A cultura predominante de consumo excessivo na indústria da moda desempenha uma forte influência nos comportamentos e padrões de consumo. Em resposta a isso, a moda sustentável busca minimizar os impactos ambientais, explorando alternativas como a produção de peças com atributos sustentáveis. Apesar do crescente interesse na moda sustentável, obstáculos como a falta de conhecimento e fatores comportamentais limitam sua disseminação. Compreender a importância dos atributos valorizados pelo consumidor no processo de decisão de compra é de suma importância. Dessa maneira, uma pesquisa quantitativa foi empregada para investigar o impacto do apelo sustentável na intenção de compra de produtos de vestuário por parte do consumidor. Os resultados destacam que os consumidores demonstraram uma atitude favorável em relação à recomendação de produtos sustentáveis e mostraram maior sensibilidade à comunicação da sustentabilidade, quando associada à matéria-prima orgânica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T05:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273614
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193861
url http://hdl.handle.net/10183/273614
identifier_str_mv 001193861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/2/001193861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273614/1/001193861.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a391dbc3d40606c60f808cd912b6ebc
7e6526e54f8e43910d9e096013ef5381
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447361927774208