A relação entre valores pessoais e consumo sustentável de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232822 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a influência dos valores pessoais no consumo sustentável de moda. Com o potencial aumento de preocupação ambiental, associado à mudanças de comportamento de consumo e de perspectiva de vida das pessoas, o conceito de sustentabilidade tem estado mais em voga. Porém ainda há espaço para muitas pesquisas serem realizadas, especialmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. É sabido por muitos que hoje a moda é uma das indústrias que mais polui e prejudica o meio ambiente. Entretanto, o mercado encontra-se em constante transformação, visto que o formato tradicional de produção e consumo não faz mais sentido na realidade atual. Nesse sentido, a partir da perspectiva da geração Y, que tem sido destacada pela sua maior consciência ambiental, o estudo busca validar se os valores pessoais influenciam o comportamento de compra dos consumidores de moda sustentável. A pesquisa foi aplicada a partir de uma survey, com 217 participantes, que utilizou a escala de valores pessoais PVQ - Portrait value questionnaire (SCHWARTZ, 1992, 2001) e questões sobre comportamento de compra e sustentabilidade na moda. A partir das análises estatísticas observou-se que há uma valorização do consumo sustentável de moda, que os jovens ainda necessitam de mais conhecimento, mas que principalmente os valores não possuem uma relação estrita com o consumo sustentável. Apenas a dimensão da auto-transcendência, relacionada aos valores universalismo, benevolência e hedonismo apresentaram uma relação estatisticamente significativa, mas não representando uma forte correlação. |
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Fortes, Lucas TeixeiraSilveira, Teniza da2021-12-11T04:44:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/232822001134583O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a influência dos valores pessoais no consumo sustentável de moda. Com o potencial aumento de preocupação ambiental, associado à mudanças de comportamento de consumo e de perspectiva de vida das pessoas, o conceito de sustentabilidade tem estado mais em voga. Porém ainda há espaço para muitas pesquisas serem realizadas, especialmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. É sabido por muitos que hoje a moda é uma das indústrias que mais polui e prejudica o meio ambiente. Entretanto, o mercado encontra-se em constante transformação, visto que o formato tradicional de produção e consumo não faz mais sentido na realidade atual. Nesse sentido, a partir da perspectiva da geração Y, que tem sido destacada pela sua maior consciência ambiental, o estudo busca validar se os valores pessoais influenciam o comportamento de compra dos consumidores de moda sustentável. A pesquisa foi aplicada a partir de uma survey, com 217 participantes, que utilizou a escala de valores pessoais PVQ - Portrait value questionnaire (SCHWARTZ, 1992, 2001) e questões sobre comportamento de compra e sustentabilidade na moda. A partir das análises estatísticas observou-se que há uma valorização do consumo sustentável de moda, que os jovens ainda necessitam de mais conhecimento, mas que principalmente os valores não possuem uma relação estrita com o consumo sustentável. Apenas a dimensão da auto-transcendência, relacionada aos valores universalismo, benevolência e hedonismo apresentaram uma relação estatisticamente significativa, mas não representando uma forte correlação.This study presents a research about the influence of values on sustainable fashion consumption. The concept of sustainability has been more in vogue, this can be explained with the increase in environmental concern and associated with changes in people's consumption behavior. However, there is still room for much research to be carried out, especially with regard to consumer behavior. It is known that fashion is one of the industries that most pollutes and harms the environment. However, this market is constantly changing, as the traditional format of production and consumption no longer makes sense in our reality. Thus, from the perspective of generation Y, which has been highlighted for its greater environmental awareness, the study seeks to validate whether personal values influence the buying behavior of sustainable fashion consumers. The research was applied from a survey, with 217 participants, which used the scale of personal values PVQ - Portrait value questionnaire (SCHWARTZ, 1992, 2001) and questions about buying behavior and sustainability in fashion. From the statistical analyzes it was observed that there is an appreciation of sustainable fashion consumption, that the young people still need more knowledge, but most values do not have a strict relation with sustainable consumption. Only the dimension of self-transcendence, related to the values of universalism, benevolence and hedonism, presented a statistically significant relationship, but did not represent a strong correlation.application/pdfporComportamento do consumidorAtributos de valorSustentabilidadeModaConsumo sustentávelValuesConsumer behaviorSustainabilitySustainable consumptionFashionGeneration YA relação entre valores pessoais e consumo sustentável de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134583.pdf.txt001134583.pdf.txtExtracted Texttext/plain158331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232822/2/001134583.pdf.txt01d4f133c70d60201fefae8f28982988MD52ORIGINAL001134583.pdfTexto completoapplication/pdf1804269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232822/1/001134583.pdfad97b72efdbfa06715efa9cb2ca5c3e9MD5110183/2328222022-08-05 04:38:06.899835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-05T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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