A relação entre valores pessoais e consumo sustentável de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Lucas Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232822
Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a influência dos valores pessoais no consumo sustentável de moda. Com o potencial aumento de preocupação ambiental, associado à mudanças de comportamento de consumo e de perspectiva de vida das pessoas, o conceito de sustentabilidade tem estado mais em voga. Porém ainda há espaço para muitas pesquisas serem realizadas, especialmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. É sabido por muitos que hoje a moda é uma das indústrias que mais polui e prejudica o meio ambiente. Entretanto, o mercado encontra-se em constante transformação, visto que o formato tradicional de produção e consumo não faz mais sentido na realidade atual. Nesse sentido, a partir da perspectiva da geração Y, que tem sido destacada pela sua maior consciência ambiental, o estudo busca validar se os valores pessoais influenciam o comportamento de compra dos consumidores de moda sustentável. A pesquisa foi aplicada a partir de uma survey, com 217 participantes, que utilizou a escala de valores pessoais PVQ - Portrait value questionnaire (SCHWARTZ, 1992, 2001) e questões sobre comportamento de compra e sustentabilidade na moda. A partir das análises estatísticas observou-se que há uma valorização do consumo sustentável de moda, que os jovens ainda necessitam de mais conhecimento, mas que principalmente os valores não possuem uma relação estrita com o consumo sustentável. Apenas a dimensão da auto-transcendência, relacionada aos valores universalismo, benevolência e hedonismo apresentaram uma relação estatisticamente significativa, mas não representando uma forte correlação.
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