A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35733 |
Resumo: | Neste trabalho apresento um relato da experiência de trabalhar com PA (Projetos de Aprendizagem), realizada no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS (PEAD), na Interdisciplina Seminário Integrador e no período do Estágio. E como este processo desencadeou uma proposta de mudança no PPP da escola. O trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica na escola pode ser repensada a partir do uso do PA na sala de aula. Durante o curso fomos desafiadas a utilizar diferentes ferramentas voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. No estágio foi possível utilizar estes ambientes para construção de textos de forma cooperativa/colaborativa através dos recursos de busca e interação da web 2.0. As reflexões e transformações a partir desta prática iniciadas na elaboração do Plano do Estágio oportunizaram um espaço para trocas entre o grupo de professores que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática pedagógica de toda a escola. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A importância deste debate é que a escola está caminhando para configurar o PPP como um espaço de planejamento constante, assim como articular a teoria e a práxis na elaboração desta proposta que será efetivamente vivenciada na sala de aula. A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico devem ser uma prática constante na escola. Atualmente percebo que apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção. |
id |
UFRGS-2_02bb6114fde494f4a9b897d0cc0505e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35733 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, Rosária LanziottiAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/35733000795237Neste trabalho apresento um relato da experiência de trabalhar com PA (Projetos de Aprendizagem), realizada no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS (PEAD), na Interdisciplina Seminário Integrador e no período do Estágio. E como este processo desencadeou uma proposta de mudança no PPP da escola. O trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica na escola pode ser repensada a partir do uso do PA na sala de aula. Durante o curso fomos desafiadas a utilizar diferentes ferramentas voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. No estágio foi possível utilizar estes ambientes para construção de textos de forma cooperativa/colaborativa através dos recursos de busca e interação da web 2.0. As reflexões e transformações a partir desta prática iniciadas na elaboração do Plano do Estágio oportunizaram um espaço para trocas entre o grupo de professores que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática pedagógica de toda a escola. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A importância deste debate é que a escola está caminhando para configurar o PPP como um espaço de planejamento constante, assim como articular a teoria e a práxis na elaboração desta proposta que será efetivamente vivenciada na sala de aula. A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico devem ser uma prática constante na escola. Atualmente percebo que apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção.application/pdfporGestão da educaçãoPrática docenteA prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795237.pdf.txt000795237.pdf.txtExtracted Texttext/plain73934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/2/000795237.pdf.txte5bbd2f99fb6bc20692e274884628ba5MD52ORIGINAL000795237.pdf000795237.pdfTexto completoapplication/pdf215541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/1/000795237.pdf6db0caf4a1303def05233c747fc724abMD51THUMBNAIL000795237.pdf.jpg000795237.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/3/000795237.pdf.jpg18808fe6a454e5dd5dec3ce548b12383MD5310183/357332018-10-09 08:05:06.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35733Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:05:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
title |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
spellingShingle |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso Moraes, Rosária Lanziotti Gestão da educação Prática docente |
title_short |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
title_full |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
title_fullStr |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
title_sort |
A prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de caso |
author |
Moraes, Rosária Lanziotti |
author_facet |
Moraes, Rosária Lanziotti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rosária Lanziotti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da educação Prática docente |
topic |
Gestão da educação Prática docente |
description |
Neste trabalho apresento um relato da experiência de trabalhar com PA (Projetos de Aprendizagem), realizada no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS (PEAD), na Interdisciplina Seminário Integrador e no período do Estágio. E como este processo desencadeou uma proposta de mudança no PPP da escola. O trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica na escola pode ser repensada a partir do uso do PA na sala de aula. Durante o curso fomos desafiadas a utilizar diferentes ferramentas voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. No estágio foi possível utilizar estes ambientes para construção de textos de forma cooperativa/colaborativa através dos recursos de busca e interação da web 2.0. As reflexões e transformações a partir desta prática iniciadas na elaboração do Plano do Estágio oportunizaram um espaço para trocas entre o grupo de professores que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática pedagógica de toda a escola. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A importância deste debate é que a escola está caminhando para configurar o PPP como um espaço de planejamento constante, assim como articular a teoria e a práxis na elaboração desta proposta que será efetivamente vivenciada na sala de aula. A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico devem ser uma prática constante na escola. Atualmente percebo que apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35733 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795237 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35733 |
identifier_str_mv |
000795237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/2/000795237.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/1/000795237.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35733/3/000795237.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5bbd2f99fb6bc20692e274884628ba5 6db0caf4a1303def05233c747fc724ab 18808fe6a454e5dd5dec3ce548b12383 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419614392320 |