O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134031 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso dos computadores na educação, ou seja, o uso adequado das tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos professores ferramentas de ensino que possam ser aproveitadas nas atividades realizadas em sala de aula a fim de facilitar a aprendizagem. O crescimento da informação digital fez imergir essa tecnologia a serviço de uma metodologia de ensino inovadora permitindo aos alunos da sociedade digital outras formas de ter acesso à informação. Ao utilizarem diferentes mídias de comunicação, tanto o professor como o aluno colaboram na inclusão digital aprimorando a interatividade, o conhecimento e a cidadania. Também, verificou-se que as Tecnologias da Informação aliadas à escola, podem contribuir, auxiliando os professores no cotidiano escolar, com possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de aulas mais criativas, mais dinâmicas, promovendo melhor rendimento e auxiliando na aprendizagem do aluno. Baseado nisso foi criado o Portal do Saber que se encontra no link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ com uma estrutura de fácil acesso e que oferece um menu de ferramentas com recursos para auxiliar o professor em sala de aula. O Portal do Saber foi modelado junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser do município de Tio Hugo. Foram realizados testes com o uso de usabilidade para avaliar o Portal do Saber, os resultados foram satisfatórios. |
id |
UFRGS-2_02c2f6b61d8295be1892f02e446ff32b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134031 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marquetti, CarolineFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2016-03-19T02:05:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/134031000977776O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso dos computadores na educação, ou seja, o uso adequado das tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos professores ferramentas de ensino que possam ser aproveitadas nas atividades realizadas em sala de aula a fim de facilitar a aprendizagem. O crescimento da informação digital fez imergir essa tecnologia a serviço de uma metodologia de ensino inovadora permitindo aos alunos da sociedade digital outras formas de ter acesso à informação. Ao utilizarem diferentes mídias de comunicação, tanto o professor como o aluno colaboram na inclusão digital aprimorando a interatividade, o conhecimento e a cidadania. Também, verificou-se que as Tecnologias da Informação aliadas à escola, podem contribuir, auxiliando os professores no cotidiano escolar, com possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de aulas mais criativas, mais dinâmicas, promovendo melhor rendimento e auxiliando na aprendizagem do aluno. Baseado nisso foi criado o Portal do Saber que se encontra no link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ com uma estrutura de fácil acesso e que oferece um menu de ferramentas com recursos para auxiliar o professor em sala de aula. O Portal do Saber foi modelado junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser do município de Tio Hugo. Foram realizados testes com o uso de usabilidade para avaliar o Portal do Saber, os resultados foram satisfatórios.This paper presents a study on the use of computers in education, that is, the proper use of digital technologies to assist in the process of teaching and learning. The goal is to provide teacher education tools that can be utilized in activities in the classroom to facilitate learning. The growth of digital information made immerse this technology in the service of an innovative teaching methodology allowing students of the digital society other ways to access to information. By using different media of communication, both the teacher and student collaborate on digital inclusion enhancing the interactivity, knowledge and citizenship. Also, it was found that Information Technology allied to school, can contribute, assisting teachers in everyday school life, with the possibility of providing developing more creative classes, more dynamic, promoting better performance and assisting in student learning. Based on that the Portal of Knowledge which is the link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ with a structure easily accessible and offers a menu of tools with features to help the teacher in the classroom was created. The Portal of Knowledge was modeled by the Municipal Department of Education, Culture, Sport and Uncle Hugo's municipal Laser. Tests were conducted with the use of quality metrics to assess the Portal Read the results were satisfactory.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EnsinoSala de aulaAprendizagemMedia in EducationInformation technologyPortal of knowledgeO uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977776.pdf000977776.pdfTexto completoapplication/pdf1320033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/1/000977776.pdf94cb7070f43f00ab438946d3a8855a9eMD51TEXT000977776.pdf.txt000977776.pdf.txtExtracted Texttext/plain59300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/2/000977776.pdf.txtf63bdf5035b079f4f92e881b8027517dMD52THUMBNAIL000977776.pdf.jpg000977776.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/3/000977776.pdf.jpgc8a46d9b910f58a96781d6d8834b8955MD5310183/1340312018-10-29 07:44:33.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
title |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
spellingShingle |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula Marquetti, Caroline Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino Sala de aula Aprendizagem Media in Education Information technology Portal of knowledge |
title_short |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
title_full |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
title_fullStr |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
title_sort |
O uso dos computadores na educação : ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula |
author |
Marquetti, Caroline |
author_facet |
Marquetti, Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquetti, Caroline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino Sala de aula Aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino Sala de aula Aprendizagem Media in Education Information technology Portal of knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media in Education Information technology Portal of knowledge |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso dos computadores na educação, ou seja, o uso adequado das tecnologias digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é oferecer aos professores ferramentas de ensino que possam ser aproveitadas nas atividades realizadas em sala de aula a fim de facilitar a aprendizagem. O crescimento da informação digital fez imergir essa tecnologia a serviço de uma metodologia de ensino inovadora permitindo aos alunos da sociedade digital outras formas de ter acesso à informação. Ao utilizarem diferentes mídias de comunicação, tanto o professor como o aluno colaboram na inclusão digital aprimorando a interatividade, o conhecimento e a cidadania. Também, verificou-se que as Tecnologias da Informação aliadas à escola, podem contribuir, auxiliando os professores no cotidiano escolar, com possibilidades de proporcionar o desenvolvimento de aulas mais criativas, mais dinâmicas, promovendo melhor rendimento e auxiliando na aprendizagem do aluno. Baseado nisso foi criado o Portal do Saber que se encontra no link http://portaldosabertiohugo.weebly.com/ com uma estrutura de fácil acesso e que oferece um menu de ferramentas com recursos para auxiliar o professor em sala de aula. O Portal do Saber foi modelado junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser do município de Tio Hugo. Foram realizados testes com o uso de usabilidade para avaliar o Portal do Saber, os resultados foram satisfatórios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:05:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134031 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000977776 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134031 |
identifier_str_mv |
000977776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/1/000977776.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/2/000977776.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134031/3/000977776.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94cb7070f43f00ab438946d3a8855a9e f63bdf5035b079f4f92e881b8027517d c8a46d9b910f58a96781d6d8834b8955 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164649734144 |