Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218418 |
Resumo: | As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
id |
UFRGS-2_034abd4015235ffb0421c4ee8ff3dd57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218418 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Mariana BackesLazzari, Melissa GiovanaBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaMoraes, Michele Moraes de2021-03-05T03:58:21Z20201983-3652http://hdl.handle.net/10183/218418001122159As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.Digital information and communication technologies are present in our dailylives at all times, and they also have an influence on foreign language teaching-learningprocesses by providing authentic material and real audience to learners. The virtual toolSing and Learn is a lyric-based English language study website, which not only provideslistening comprehension exercises, but also offers vocabulary, grammar, reading and writing practice to instigate students to use different learning strategies (MORAES, 2017).The present work then seeks to analyze from the concept of learning strategies (OXFORD,1990; 2003) a lesson performed in Sing and Learn, as well as the reception of thementioned tool by university students. Thus, the research data was obtained through avirtual questionnaire applied to students of an Instrumental English discipline aftercompleting the lesson. As a method of data analysis, a classification was built, based onSaldaña (2012), using codes for the answers given by students to the open questionsproposed in the questionnaire. The results of the study show an acceptance of the tool bythe learners, verifying that it has a lot to contribute to the teaching-learning of Englishlanguage.application/pdfporTexto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 56-82Ensino de línguasLíngua inglesaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Linguagem e línguasSing and learnCALLLearning strategiesSing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguasSing and learn : analysis of the reception of a virtual languageteaching toolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122159.pdf.txt001122159.pdf.txtExtracted Texttext/plain69237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/2/001122159.pdf.txteadc3e7cb7f2694b8bba3778e83c8ce1MD52ORIGINAL001122159.pdfTexto completoapplication/pdf391701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/1/001122159.pdf00f0f8be8410355c7e860db08dfacb4aMD5110183/2184182023-08-24 03:33:57.188089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sing and learn : analysis of the reception of a virtual languageteaching tool |
title |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
spellingShingle |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas Nunes, Mariana Backes Ensino de línguas Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Linguagem e línguas Sing and learn CALL Learning strategies |
title_short |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
title_full |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
title_fullStr |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
title_full_unstemmed |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
title_sort |
Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas |
author |
Nunes, Mariana Backes |
author_facet |
Nunes, Mariana Backes Lazzari, Melissa Giovana Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Moraes, Michele Moraes de |
author_role |
author |
author2 |
Lazzari, Melissa Giovana Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Moraes, Michele Moraes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mariana Backes Lazzari, Melissa Giovana Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Moraes, Michele Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Linguagem e línguas |
topic |
Ensino de línguas Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Linguagem e línguas Sing and learn CALL Learning strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sing and learn CALL Learning strategies |
description |
As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T03:58:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218418 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3652 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122159 |
identifier_str_mv |
1983-3652 001122159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Texto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 56-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/2/001122159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/1/001122159.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eadc3e7cb7f2694b8bba3778e83c8ce1 00f0f8be8410355c7e860db08dfacb4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225009448878080 |