Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mariana Backes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lazzari, Melissa Giovana, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Moraes, Michele Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218418
Resumo: As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.
id UFRGS-2_034abd4015235ffb0421c4ee8ff3dd57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218418
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Mariana BackesLazzari, Melissa GiovanaBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaMoraes, Michele Moraes de2021-03-05T03:58:21Z20201983-3652http://hdl.handle.net/10183/218418001122159As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.Digital information and communication technologies are present in our dailylives at all times, and they also have an influence on foreign language teaching-learningprocesses by providing authentic material and real audience to learners. The virtual toolSing and Learn is a lyric-based English language study website, which not only provideslistening comprehension exercises, but also offers vocabulary, grammar, reading and writing practice to instigate students to use different learning strategies (MORAES, 2017).The present work then seeks to analyze from the concept of learning strategies (OXFORD,1990; 2003) a lesson performed in Sing and Learn, as well as the reception of thementioned tool by university students. Thus, the research data was obtained through avirtual questionnaire applied to students of an Instrumental English discipline aftercompleting the lesson. As a method of data analysis, a classification was built, based onSaldaña (2012), using codes for the answers given by students to the open questionsproposed in the questionnaire. The results of the study show an acceptance of the tool bythe learners, verifying that it has a lot to contribute to the teaching-learning of Englishlanguage.application/pdfporTexto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 56-82Ensino de línguasLíngua inglesaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Linguagem e línguasSing and learnCALLLearning strategiesSing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguasSing and learn : analysis of the reception of a virtual languageteaching toolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122159.pdf.txt001122159.pdf.txtExtracted Texttext/plain69237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/2/001122159.pdf.txteadc3e7cb7f2694b8bba3778e83c8ce1MD52ORIGINAL001122159.pdfTexto completoapplication/pdf391701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/1/001122159.pdf00f0f8be8410355c7e860db08dfacb4aMD5110183/2184182023-08-24 03:33:57.188089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218418Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sing and learn : analysis of the reception of a virtual languageteaching tool
title Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
spellingShingle Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
Nunes, Mariana Backes
Ensino de línguas
Língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem e línguas
Sing and learn
CALL
Learning strategies
title_short Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
title_full Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
title_fullStr Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
title_full_unstemmed Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
title_sort Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
author Nunes, Mariana Backes
author_facet Nunes, Mariana Backes
Lazzari, Melissa Giovana
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Moraes, Michele Moraes de
author_role author
author2 Lazzari, Melissa Giovana
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Moraes, Michele Moraes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mariana Backes
Lazzari, Melissa Giovana
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Moraes, Michele Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem e línguas
topic Ensino de línguas
Língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Linguagem e línguas
Sing and learn
CALL
Learning strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Sing and learn
CALL
Learning strategies
description As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-05T03:58:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218418
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122159
identifier_str_mv 1983-3652
001122159
url http://hdl.handle.net/10183/218418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Texto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 56-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/2/001122159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218418/1/001122159.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eadc3e7cb7f2694b8bba3778e83c8ce1
00f0f8be8410355c7e860db08dfacb4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225009448878080