Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88268 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000). |
id |
UFRGS-2_03584b51c7b68ef8f5ad8d89e08fd4a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88268 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Haselein, Walter MendesVarriale, Maria Cristina2014-03-08T01:50:51Z2013http://hdl.handle.net/10183/88268000912435Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000).In this work we present a way of teaching exponential functions starting from mathematical models which involve these functions. The practical is based on SKOVSMOSE (2000) and BARBOSA (2001) works where some learning environments are proposed. The problems presented have addressed some applications of the models in real and semireal situations, as defined by Skovsmove. The proposal was applied to a class of first year of high school, whose students had never heard of exponential functions. To explore the models that describe different applications, the Euler number has been entered. The main focus of the practice was on the graphics analysis of the explored models, in which students investigated the behavior of the functions in the proposed problems.application/pdfporModelos matemáticosFunções exponenciaisModelagemMathematical modelsExponential functionsApplications of mathematicsExplorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912435.pdf000912435.pdfTexto completoapplication/pdf1083965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/1/000912435.pdf40cdb3b88c105c25b7b321a4a2b1cd8dMD51TEXT000912435.pdf.txt000912435.pdf.txtExtracted Texttext/plain82969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/2/000912435.pdf.txte09746e8d3125b1a05f56e9d522053f0MD52THUMBNAIL000912435.pdf.jpg000912435.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/3/000912435.pdf.jpg7d16373e952d34bd2ad6e46c3f4244bcMD5310183/882682018-10-18 08:16:40.431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88268Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
title |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
spellingShingle |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio Haselein, Walter Mendes Modelos matemáticos Funções exponenciais Modelagem Mathematical models Exponential functions Applications of mathematics |
title_short |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
title_full |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
title_fullStr |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
title_sort |
Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio |
author |
Haselein, Walter Mendes |
author_facet |
Haselein, Walter Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haselein, Walter Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
contributor_str_mv |
Varriale, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos matemáticos Funções exponenciais Modelagem |
topic |
Modelos matemáticos Funções exponenciais Modelagem Mathematical models Exponential functions Applications of mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical models Exponential functions Applications of mathematics |
description |
Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000). |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-08T01:50:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88268 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912435 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88268 |
identifier_str_mv |
000912435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/1/000912435.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/2/000912435.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88268/3/000912435.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40cdb3b88c105c25b7b321a4a2b1cd8d e09746e8d3125b1a05f56e9d522053f0 7d16373e952d34bd2ad6e46c3f4244bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447122295652352 |